2

Presidente da CBF propõe punição em casos de racismo no futebol brasileiro

Ednaldo Rodrigues falou que vai pedir para que os clubes envolvidos em casos de racismo percam um ponto nas competições a partir do ano que vem

24/08/2022 14:10 / atualizado em 24/08/2022 15:14
compartilhe
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, discursou no início do evento
foto: Lucas Figueiredo/CBF

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, discursou no início do evento


A CBF promoveu nesta quarta-feira o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, em sua sede, no Rio de Janeiro. No evento, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, anunciou uma proposta para aplicar punições esportivas em casos de racismo no futebol brasileiro.


"Vou fazer uma proposta no conselho técnico do ano que vem, que é o clube perder 1 ponto quando houver essa questão de racismo nos jogos. Isso pode definir um título, vaga por classificação para torneio ou a questão do rebaixamento", revelou Ednaldo.

Além dos dirigentes da confederação, o evento contou com a presença de representantes de clubes e federações de todo o Brasil, do artista Gilberto Gil, como convidado de honra, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Recentemente, diversos clubes brasileiros foram à Conmebol protestar contra os casos de racismo ocorridos em partidas da Sul-Americana e da Libertadores. A entidade, então, passou a fazer mais campanhas de conscientização nos estádio e na televisão.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, não participou presencialmente do evento, mas enviou um vídeo e abordou os casos de violência no esporte. Ele chegou a citar o caso do atacante Willian, que deixou o Corinthians por conta de ameaças de torcedores do Timão a ele e seus familiares.

Compartilhe