2

CBF apresenta novo calendário para 2023

Entre as principais novidades para o próximo ano estão as datas das finais da Copa do Brasil, que serão em dois domingos consecutivos

21/09/2022 22:17
compartilhe
Taça da Copa do Brasil estará em disputa em dois domingos seguidos em 2023
foto: CBF/Divulgação

Taça da Copa do Brasil estará em disputa em dois domingos seguidos em 2023

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira, o calendário de competições para 2023. Entre as principais novidades estão as datas para as finais da Copa do Brasil e a nova política para datas Fifa.

Marcados para os dias 17 e 24 de setembro, os jogos da final da Copa do Brasil serão, a partir de 2023, disputados aos domingos. Até o momento, a decisão da competição são comumente disputadas nas quartas-feiras.

Uma exceção ocorreu na temporada passada, em decorrência do calendário mais apertado devido à pandemia de covid. Na ocasião, o primeiro jogo entre Atlético e Athletico foi disputado em um domingo, enquanto a partida de volta ocorreu três dias depois, em uma quarta-feira.

Data Fifa


Outra mudança relevante será no Campeonato Brasileiro. Para 2023, a promessa da CBF é respeitar as datas Fifa - períodos reservados para o futebol de seleções. A competição está marcada para começar no dia 15 de abril do ano que vem e terminar no dia 3 de dezembro.

Neste ano, o torneio foi iniciado no dia 9 de abril e, devido à Copa do Mundo, terminará no dia 13 de novembro. No entanto, mesmo em anos sem Mundial, o Brasileirão não costuma ser interrompido pelas datas Fifa.

A ausência de pausas nessas ocasiões costuma motivar queixas de clubes cujos atletas são convocados, uma vez que os mesmos são forçados a jogar com desfalques.

Outros torneios
O restante das competições devem permanecer obedecendo aos mesmos moldes. As primeiras competições do calendário serão os estaduais. Eles serão iniciados no dia 15 de janeiro e seguirão com 16 datas.

Na sequência, a Supercopa do Brasil será, como de costume, disputada em um único jogo, marcado para o dia 28 de janeiro.

Competições continentais


A CBF divulgou, também, as datas para os torneios internacionais. A Recopa Sul-Americana - que contará com pelo menos um brasileiro - será disputada em duas partidas, ambas em fevereiro. O jogo de ida está marcado para o dia 8 e a partida de volta acontecerá no dia 15.

Também no dia 8 de fevereiro, estreia a Libertadores, principal competição do continente, que tem final marcada para o dia 11 de novembro. A Copa Sul-Americana, por sua vez, acontecerá do dia 8 de março até 28 de outubro.

Datas dos campeonatos nacionais


Campeonatos estaduais - 15 de janeiro a 9 de abril;
Supercopa do Brasil - 28 de janeiro (jogo único);
Copa do Brasil - 22 de fevereiro a 24 de setembro;
Campeonato Brasileiro Série A - 15 de abril a 3 de dezembro;
Campeonato Brasileiro Série B - 15 de abril a 25 de novembro;
Campeonato Brasileiro Série C - 22 de abril a 12 de novembro;
Campeonato Brasileiro Série D - 30 de abril a 29 de outubro.
A Copa do Nordeste e a Copa Verde, campeonatos regionais, terão calendários especiais divulgados pela CBF até o dia 17 de outubro.

Datas dos campeonatos internacionais


Recopa Sul-Americana - 8 e 15 de fevereiro
Libertadores - 8 de fevereiro a 11 de novembro
Copa Sul-Americana - 8 de março a 28 de outubro
Mundial de Clubes - ainda sem data


Compartilhe