Uma grande confusão paralisou o confronto direto da Série B entre Sport e Vasco, na Ilha do Retiro. Torcedores do Leão atiraram objetos no campo e invadiram o gramado. Jogadores da equipe carioca correram para o vestiário para evitar uma maior confusão. Por volta das 18h50, a partida foi finalizada.
Tudo começou após o gol de empate do Vasco, em pênalti muito contestado pelos jogadores do Sport. Raniel bateu e converteu. O atacante e os companheiros foram comemorar em frente a principal torcida organizada do Sport.
Vários objetos foram arremessados na direção dos vascaínos e, logo depois, vários torcedores invadiram o gramado da Ilha do Retiro.
Antes mesmo da invasão, os jogadores reservas do Sport foram para cima dos atletas do Vasco, que correram em direção ao vestiário.
Logo depois, os torcedores invadiram o gramado, agrediram bombeiros que estavam perto do portão, mas logo foram contidos por policiais. Até mesmo jogadores do Leão, como o zagueiro Sabino, tentaram retirar torcedores do gramado.
Momento em que uma profissional, que estava trabalhando no gramado da Ilha do Retiro, é agredida covardemente pic.twitter.com/YLkROiEmiL
%u2014 Goleada Info (@goleada_info) October 16, 2022
Alguns torcedores do Sport passaram mal e receberam atendimento médico dentro do gramado.
Os técnicos de Sport (Claudinei Oliveira) e Vasco (Jorginho) conversaram com a reportagem do canal Premiere e alertaram sobre os perigos para a retomada da partida. Já o presidente do time pernambucano, Yuri Romão, informou que desejava o fim do confronto na Ilha do Retiro.
Por volta das 18h50, os jogadores do Sport foram para o vestiário, e a partida foi encerrada.
O jogo
O Vasco ficou mais próximo do acesso ao empatar por 1 a 1 com o Sport, neste domingo, na Ilha do Retiro. Com o resultado, os cruzmaltinos chegaram a 56 pontos e mantêm os três a frente dos pernambucanos na classificação da Série B.
O Sport buscou mais o ataque, mas só abriu o placar na etapa final, com Labandeira. Só que o Vasco empatou nos minutos finais, com Raniel. A partir dai, uma confusão se iniciou no gramado, com invasão de campo por parte de torcedores do Leão. Assim, o tumulto culminou no fim da partida de forma precoce.
Na próxima rodada, o Vasco terá pela frente o Criciúma, no sábado, em São Januário. Já o Sport joga no mesmo dia, contra o Londrina, no estádio do Café.
Primeiro tempo
O Vasco tentou ficar com a bola no início para impedir a pressão do Sport. No entanto, os pernambucanos tiveram a primeira boa chance da partida, aos nove minutos. Sander arriscou de longe e viu Thiago Rodrigues dar rebote. Mas a defesa cruzmaltina estava atenta para tirar o perigo.
Mesmo com mais posse de bola, o Sport pouco incomodava o Vasco. Os visitantes tentavam os contra-ataques, mas estavam limitados aos lançamentos para Eguinaldo. Os donos da casa voltaram a levar perigo somente aos 26 minutos. Sabino aproveitou cruzamento e cabeceou perto do gol.
O Vasco demorou, mas chegou com perigo aos 35 minutos, com Figueiredo. O atacante cruzou, mas a zaga salvou antes da finalização de Andrey. Na cobrança de escanteio, a bola foi desviada, mas Danilo Boza não chegou a tempo de mandar para a rede.
Nos minutos finais, o Sport voltou a pressionar, mas pouco produziu no ataque. O Vasco manteve a boa marcação para manter a igualdade no placar até o intervalo.
Segunda etapa
No segundo tempo, o panorama da partida seguiu o mesmo. O Sport assustou em chute de Vagner Love que parou na zaga. Do outro lado, o Vasco quase abriu o placar aos 11 minutos, em cabeceio de Anderson Conceição no travessão.
Os donos da casa seguiram com a postura ofensiva e foram premiados com o gol aos 19 minutos. Vagner Love recebeu passe na área e chutou para grande defesa de Thiago Rodrigues. Só que no rebote, Labandeira mandou para a rede.
O revés foi sentido pelos cariocas, que viram o Sport aumentar o domínio da partida. O Vasco, aos poucos, passou a buscar o ataque, mas errava muito.
Quando parecia que o Vasco sairia de campo com a derrota, a equipe cariocas chegou ao empate. Aos 40 minutos, Alex Teixeira foi derrubado pelo goleiro Saulo na área. Após ser chamado pelo VAR, o árbitro marcou pênalti. Raniel cobrou com categoria para deixar tudo igual na Ilha do Retiro.
SPORT 1 X 1 VASCO
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: Domingo, 16 de outubro de 2022
Horário: 16h00 (Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP/VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Gustavo Coutinho e Ronaldo Henrique (Sport)
GOLS
SPORT: Labandeira, aos 19min do segundo tempo
VASCO: Raniel, aos 48min do segundo tempo
SPORT: Saulo, Eduardo, Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Sander; Ronaldo Henrique (Willian Oliveira) e Fabinho; Luciano Juba (Denner), Gustavo Coutinho (Wanderson), Labandeira (Giovanni) e Vagner Love
Técnico: Claudinei Oliveira
VASCO: Thiago Rodrigues, Miranda (Raniel), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Palacios), Andrey Santos, Marlon Gomes (Gabriel Pec) e Nenê (Alex Teixeira); Figueiredo e Eguinaldo (Erick)
Técnico: Jorginho