A cerimônia de lançamento da Taça das Favelas Nacional 2022 ocorrerá nesta terça-feira, dia 1º de novembro, no Centro de Convenções do World Trade Center de São Paulo, a partir das 11h30.
No mesmo evento, haverá o sorteio das chaves do Favelão 2022. Será a primeira edição nacional do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding. O evento contará com a presença de patrocinadores, empresários, artistas e técnicos e jogadores das seleções estaduais.
As equipes estaduais masculinas, com jovens de 14 a 17 anos, e as femininas, com idade ilimitada, vão em busca dos troféus Jair da Matta, no masculino, e Marina Soares Athayde, no feminino, nome homenageados simbolicamente, por conta da importante trajetória que tiveram desde o início da CUFA.
A homenagem é feita para Jair da Matta em vida, e para Marina Soares Athayde in memoriam.
“Vamos dar o pontapé inicial para esse sonho na terça-feira, quando também saberemos qual o caminho de cada seleção estadual até o título. Depois veremos uma grande congregação de jovens de favelas de todo o Brasil, em São Paulo, através do futebol. Assim como a Copa e as Olimpíadas congregam povos, através do esporte”, explicou Celso Athayde, idealizador da Taça das Favelas.
Depois deste grande evento, as seleções começam a disputar o título da primeira Taça das Favelas Nacional no dia 3 de novembro, no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester. As seleções foram escolhidas e dirigidas pelos técnicos campeões da Taça das Favelas de cada estado.
Os jogos do Favelão 2022 vão acontecer diariamente no local, intercalando partidas masculinas e femininas, com uma folga no dia 9, para que no dia 10 de novembro sejam realizadas semifinais também na Vila Manchester.
A grande final feminina e a grande final masculina ocorrerão no dia 19 de novembro, na Arena Barueri, a partir das 14h, com transmissão ao vivo da TV Globo em rede nacional.