2

Palmeiras domina o Santos e vence clássico disputado no Morumbi

Alviverde foi superior ao rival e venceu por 3 a 1; Peixe está em crise e amargou mais um resultado negativo no Campeonato Paulista

04/02/2023 22:28
compartilhe
Jogadores do Palmeiras comemorando um dos gols da vitória no clássico
foto: Cesar Greco/Palmeiras

Jogadores do Palmeiras comemorando um dos gols da vitória no clássico

Sem grandes dificuldades, o Palmeiras encarou o Santos no Morumbi e venceu por 3 a 0 o clássico válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista neste sábado. Com o controle do jogo durante a maior parte do tempo, o Verdão contou com gols de Murilo, Rony e Giovani para vencer a partida.

Com o resultado, o Palmeiras segue isolado na liderança geral, além do Grupo D, do Paulistão com 14 pontos. Por outro lado, o Santos continua em situação complicada neste início de temporada, com seis pontos, na lanterna do Grupo B.

Embalado, o Verdão volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), quando recebe a Inter de Limeira no Allianz Parque. Já o Santos tenta a recuperação na quarta-feira, às 21h35 (de Brasília), quando volta para casa e encara o São Bento no Canindé.

Com o Allianz Parque ocupado por um evento de carnaval, o Clássico da Saudade foi disputado no Morumbi após um acordo entre as diretorias de Palmeiras e São Paulo. Os patrimônios do Tricolor Paulista foram protegidos para evitar intercorrências.

O jogo


A partida começou aberta no Morumbi, com as duas equipes brigando pelo controle da posse de bola. A primeira boa oportunidade foi do Palmeiras, aos 7 minutos. Depois de cobrança de falta na barreira, Raphael Veiga pegou a sobra e finalizou de canhota, obrigando João Paulo a fazer boa defesa em dois tempos.

A tentativa de resposta do Santos veio aos 10 minutos, quando Bauermann tentou um voleio dentro da área, mas a zaga palmeirense bloqueou. Pouco depois, aos 14, o Verdão voltou a assustar, desta vez em contra-ataque em velocidade puxado por Dudu, que acabou travado na finalização.

Aos 17 minutos, João Paulo deixou o jogo lesionado e deu lugar a Vladimir. O goleiro reserva do Peixe, porém, não conseguiu impedir o gol que inaugurou o placar para o Verdão. Aos 21 minutos, o zagueiro Murilo aproveitou a sobra após cobrança de escanteio e empurrou de canhota para colocar os palmeirenses em vantagem.

Depois do gol, o Palmeiras controlou o jogo em ritmo um pouco mais cadenciado. O Verdão teve uma nova oportunidade aos 38, quando Dudu recebeu sozinho pelo lado esquerdo, mas finalizou para fora. Mais tarde, aos 41, foi a vez de Piquerez arriscar de fora da área, e Vladimir fazer boa defesa.

Já nos acréscimos, aos 51, depois de nova cobrança de escanteio, o goleiro santista operou dois milagres consecutivos, mas o rebote sobrou para Rony, que não perdoou e ampliou o placar para o Palmeiras ainda antes do intervalo.

Segundo tempo


Para a etapa final, o técnico Odair Hellmann avançou as suas peças ao colocar Lucas Barbosa na vaga do amarelado volante Dodi. Com mais espaço, o Palmeiras iniciou o tempo melhor e teve a sua primeira oportunidade com Endrick, aos dois minutos, mas Vladimir saiu nos pés do atacante e fez a defesa.

Depois disso, porém, as oportunidades diminuíram. O Santos tentou sair mais ao ataque, mas mostrou dificuldade para concluir as jogadas. Já o Palmeiras voltou a assustar aos 21 minutos, com dois chutes cruzados. Pouco depois, Abel promoveu as primeiras substituições e, aos 25, o garoto Giovani acabou agraciado com o seu primeiro gol na temporada. Ele recebeu de Rony na entrada da área e finalizou de canhota para marcar o terceiro do Verdão.

Com a vantagem ainda mais confortável no placar, o Palmeiras levou a partida de maneira tranquila. Ao defender com seguranças as investidas santistas, a equipe ainda teve espaço para transformar a vitória em goleada. Sem conseguir aproveitar as chances, os palmeirenses cadenciaram as jogadas com direito a "olé" na reta final. Ainda assim, houve tempo para o Santos descontar o placar com gol de Eduardo Bauermann no último lance do jogo.

PALMEIRAS 3 X 0 SANTOS


Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 4 de fevereiro de 2023, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Daniel Luis Marques
VAR: Adriano de Assis Miranda

Público: 49.241 torcedores.
Renda: R$ 2.073.483,00

Gols: Murilo, aos 21 do 1ºT, Rony, aos 51 do 1ºT, Giovani, aos 25 do 2ºT (Palmeiras); Eduardo Bauermann, aos 48 do 2ºT (Santos)
Cartões amarelos: Dodi, Camacho (Santos); Gabriel Menino, Marcos Rocha, Zé Rafael (Palmeiras)

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson), Zé Rafael e Raphael Veiga (Atuesta); Rony, Dudu (Breno Lopes) e Endrick (Giovani)
Técnico: Abel Ferreira

SANTOS

João Paulo (Vladimir); João Lucas, Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Sandry, Dodi (Lucas Barbosa) e Vinícius Zanocelo (Camacho); Lucas Braga (Raniel), Mendoza e Marcos Leonardo (Maicon)
Técnico: Odair Hellmann

Compartilhe