O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Otávio Noronha, acatou um pedido da Procuradoria-Geral da entidade nesta terça-feira (16) e suspendeu preventivamente por 30 dias os oito jogadores citados na Operação Penalidade Máxima II, do Ministério Público de Goiás, que investiga a manipulação de resultados do Campeonato Brasileiro de 2022 e estaduais de 2023.
A informação foi revelada inicialmente pelo GE e confirmada pelo Superesportes. O pedido foi feito na última segunda-feira (15) e foi julgado por Noronha nesta terça. Da lista apresentada ao Tribunal, sete jogadores já haviam sido denunciados pelo MP-GO, acusados do crime de manipulação de resultados esportivos.
O zagueiro Kevin Lomonaco, do Red Bull Bragantino, fez um acordo ao confessar o envolvimento no esquema e se tornou testemunha. Porém, ele também está entre os jogadores suspensos de forma preventiva.
Quem são os jogadores incluídos no pedido da Procuradoria-Geral
Eduardo Bauermann (Santos)
Denunciado por duas ações:
- Santos x Avaí (Brasileirão Série A, 5 de novembro de 2022): oferta de valor não precisado (50 mil reais pagos com antecedência) para que Bauermann tomasse um cartão amarelo;
- Botafogo x Santos (Brasileirão Série A, 10 de novembro de 2022): após não tomar cartão amarelo contra o Avaí, Bauermann teria recebido uma nova proposta de valor não confirmado, desta vez para ser expulso.
Paulo Miranda (ex-Juventude)
- Juventude x Fortaleza (Brasileirão Série A, 17 de setembro de 2022): oferta de 60 mil reais (5 mil reais pagos com antecedência) para que Paulo Miranda tomasse um cartão amarelo;
- Goiás x Juventude (Brasileirão Série A, 5 de novembro de 2022): oferta de 50 mil reais (10 mil reais pagos com antecedência) para que Paulo Miranda, do Juventude, tomasse um cartão amarelo;
Igor Cariús (ex-Cuiabá, hoje no Sport)
- Ceará x Cuiabá (Brasileirão Série A, 16 de outubro de 2022): oferta de valor não precisado (5 mil reais pagos com antecedência) para que Igor Cariús tomasse um cartão amarelo;
- Palmeiras x Cuiabá (Brasileirão Série A, 6 de novembro de 2022): oferta de 60 mil reais para que Igor Cárius tomasse um cartão amarelo.
Fernando (ex-Operário-PR, hoje no São Bernardo)
- Sport x Operário (Brasileirão Série A, 28 de outubro de 2022): oferta de 500 mil reais (40 mil reais pagos com antecedência) para que Fernando tomasse um cartão vernelho.
Victor Ramos (ex-Portuguesa, hoje na Chapecoense)
- Guarani x Portuguesa (Paulistão, 8 de fevereiro de 2023): oferta de 100 mil reais para que Victor Ramos, da Portuguesa, cometesse um pênalti; o pagamento antecipado não foi feito e não houve aposta.
Gabriel Tota (ex-Juventude, hoje no Ypiranga-RS)
- Juventude x Fortaleza (Brasileirão Série A, 17 de setembro de 2022): oferta de 60 mil reais (5 mil reais pagos com antecedência) para que Paulo Miranda, do Juventude, tomasse um cartão amarelo; valor foi pago na conta de Gabriel Tota;
- Goiás x Juventude (Brasileirão Série A, 5 de novembro de 2022): oferta de 50 mil reais (20 mil reais pagos com antecedência) para que Moraes, do Juventude, tomasse um cartão amarelo e oferta de 50 mil reais (10 mil reais pagos com antecedência) para que Paulo Miranda, do Juventude, tomasse um cartão amarelo; valores foram pagos na conta de Gabriel Tota.
Matheus Gomes (ex-Sergipe, hoje no Ipatinga)
- Sport x Operário (Brasileirão Série A, 28 de outubro de 2022): oferta de 500 mil reais (40 mil reais pagos com antecedência) para que Fernando tomasse um cartão vernelho.