2

Cruzeiro, Atlético e outros se manifestam a favor da luta contra LGBTfobia

Além de Cruzeiro e Atlético, outros clubes também se manifestaram contra a LGBTfobia. 17 de maio é considerado o Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia.

17/05/2023 12:25 / atualizado em 18/05/2023 10:37
compartilhe
Estádio Mineirão exibe as cores do arco-íris, em homenagem ao dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia, em 2018
foto: Divulgação

Estádio Mineirão exibe as cores do arco-íris, em homenagem ao dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia, em 2018

O Cruzeiro e o Atlético se manifestaram a favor da luta contra a LGBTfobia, nesta quarta-feira (17), em publicação nas redes sociais. Os rivais de Minas, e outros clubes do Brasil, reforçaram a importância da data que celebra o Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia, neste 17 de maio.

“As músicas e zoeiras começam como brincadeiras, mas se tornam ameaças reais. Homofobia mata, homofobia é crime! Sou Cruzeiro como você, quero torcer com liberdade e respeito”, diz um trecho da publicação do clube. 
 
 

Além do Cruzeiro, outros clubes do Brasil também se manifestaram a favor da luta contra a LGBTfobia. O rival Atlético, também fez uma publicação pedindo para os torcedores não entoarem cânticos homofóbicos no estádio. “Pedimos respeito no futebol e em todos os âmbitos da sociedade”.
 

 
 

Aumento dos casos e seminário de combate à LGBTQIA+


Um estudo feito pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, houve uma alta de 76% dos casos ocorridos nos estádios, mídia e redes sociais. Ao todo, 74 ocorrências foram registradas no Anuário do Observatório do Coletivo. O documento com os dados completos será publicado em julho.
 
Na última segunda-feira (15), a torcida LGBTQIA+ do Cruzeiro, Marias de Minas, em parceria com o coletivo Canarinhos LBTGQ+, realizou o 1º Seminário de Combate à LBTGQ+fobia no futebol Mineiro.

O evento gratuito aconteceu na sala de imprensa do Mineirão e ofereceu palestras para debater e conscientizar sobre a importância da inclusão e respeito à diversidade no ambiente esportivo, especialmente no futebol. O evento ainda tratou de como as instituições atuam no combate à Lgbtfobia no futebol e como ainda podem alavancar as suas atuações.

 

Outros clubes também se manifestaram

 
Dos 20 clubes da Série A, só Flamengo, Cuiabá e Coritiba não não fizeram nenhuma publicação sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. O Corinthians, que recentemente esteve envolvido em um caso de homofobia, quando torcedores do clube entoaram cânticos de teor homofóbicos no clássico contra o São Paulo, no último domingo (14), também se manifestou e reforçou "a urgente necessidade de construirmos um mundo melhor e sem espaço para qualquer forma de preconceito, principalmente em nossa arena".
 
 
Confira algumas publicações:
 
 


Entenda a data


O dia 17 de maio foi escolhido para celebrar a luta contra a LGBTfobia por ter sido neste dia, em 1990, que a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade do CDI (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).

O fato possibilitou o avanço na luta pelos direitos civis da comunidade LGBTQIA+, e a data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a luta diária contra o preconceito sofrido pelas pessoas da comunidade.


Compartilhe