Conforme notado inicialmente pelo site "Meu Timão", o jogo de volta da Copa do Brasil ficou na mesma semana em que será disputada a partida de ida do play-off da Copa Sul-Americana.
O conflito pode impactar diretamente o confronto entre América-MG e Corinthians pela Copa do Brasil, já que as duas equipes têm chance de disputar o play-off da Sul-Americana.
O jogo de volta da Copa do Brasil entre Corinthians e América-MG está marcado para o dia 12 de julho, enquanto o play-off da Sul-Americana tem como datas a semana de 11 a 13 de julho.
Fase nova da Sul-Americana em 2023, o play-off coloca frente a frente o segundo colocado de cada grupo da Sul-Americana com o terceiro lugar de cada grupo da Libertadores. O vencedor fica com uma das vagas nas oitavas de final da Sula.
O Corinthians pode acabar no play-off da Sul-Americana caso vença ou empate contra o Liverpool (URU), no dia 28 de junho, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
Já o América-MG precisa vencer o Peñarol (URU) no dia 29 de junho, pela última rodada da Sul-Americana, e torcer para que o Millonarios (COL) perca para o Defensa y Justicia (ARG) na mesma data.
Como solucionar
A solução mais simples para a CBF é torcer para que os dois times não tenham que disputar o play-off da Sul-Americana.
Caso pelo menos um dos clubes tenha que disputar a fase, existe uma data completamente aberta: 26 de julho. Originalmente, a data estava marcada para jogos das oitavas de final de Libertadores e Sul-Americana no calendário da CBF, mas hoje está livre.
Outra opção, talvez menos plausível, é mexer em jogos do Brasileirão para abrir espaço. A rodada do dia 9 de julho seria a mais indicada, adiando os confrontos de Corinthians contra o Atlético-MG e América-MG contra o Coritiba.
A troca manteria o confronto da Copa do Brasil com datas mais próximas aos outros duelos e os jogos do Brasileirão das duas equipes poderiam ser disputados no dia 26 de julho, a data aberta no calendário.