2

Caso Robinho: Em novos áudios, jogador admite contato sexual com a vítima

Possível gravidez também foi preocupação do grupo de brasileiros presente na data da violência na boate de Milão

20/06/2023 10:08 / atualizado em 20/06/2023 10:25
compartilhe
Robinho jogava no Milan quando foi acusado e condenado por estupro
foto: Iconsports

Robinho jogava no Milan quando foi acusado e condenado por estupro

 
Em janeiro de 2015, a Justiça italiana conseguiu as primeiras provas sobre a participação de Robinho na denúncia de estupro feita por uma jovem albanesa em Milão. 

Dias antes de completar 30 anos, o jogador, que na época atuava no Milan, admitiu, pela primeira vez, ter tido contato sexual com a denunciante. Até então, nos grampos feitos pela polícia nos telefones do atleta, ele sustentava, em conversas com amigos, que não tinha participação nenhuma no caso. Os áudios foram obtidos pelo 'UOL', e estão sendo divulgados semanalmente

Robinho não considerava que sexo oral era sexo. Mesmo a vítima não reunindo condições de resistir na ocasião, segundo foi constatado pela polícia. 

Jairo: Você c... a nega também, eu que tirei...

Robinho: Eu tentei. Tentei. Só fiz a tentativa [risos]. 

Jairo: Eu vi que você pôs o p... na boca dela. 

[risos]

Robinho: Isso aí não é transar. Isso aí não é transar [risos]. 

Meses antes, em uma ligação com Galan, um amigo que morava em São Vicente, litoral de São Paulo, ele afirmava que havia 'tentado' ter relações, mas que não foi possível, pois não havia tido uma ereção. 

Galan: Tem que combinar de falar a mesma versão todo mundo. Não adianta mentir. Vão te envolver. Falar assim, realmente fui eu, fulano e sicrano, ela foi por espontânea vontade, em nenhum momento ela chorou, nada disso, ela que chamou a gente. Tem que meter assim ainda. Porque mentir, falar que não conhece, não tem câmera no negócio? 

Robinho: O Jairo, o dono da discoteca tá bolado com ele, tão querendo fechar, que se não der o vídeo para a mina, para investigar, vai fechar a discoteca por causa do Jairo, ele desesperado, desempregado. 

Galan: C.. que pica, depois de um ano. 

Robinho: Depois de um ano. Jairo falou que não viu nada, que só foi lá para tocar, aí os cara foram lá, pegaram as imagens do dia tal a dia tal, resumindo, não tem nem imagem. Aí o cara falou 'ah, é antigo'. E aí falaram que se não der a imagem vai fechar a discoteca até arrumar isso aí. 

Galan: A polícia daí é outra coisa né?

Robinho?: É... Não tem almoço. Eu to com medo de ir lá depor. Eles ligaram para o Jairo, depois para o Fala Pouco [Ricardo Falco]. Fala Pouco tá com a cabeça um trevo, falou 'Neguinho, você não tem nenhum advogado que você conhece?'. Eu falei 'irmão, que advogado eu vou conhecer na Itália? Tu é louco'. 

Galan: Ele vai acabar rodando por tabela. 

Robinho: É, ele não fez nada. E tá fodido. Diz ele que conhece a mina, que a mina depois de umas duas, três semanas ligou pra ele e falou 'pô, fizeram isso e isso comigo, não sou disso'. E ele falou 'se f..., tomar no teu c...', ele meteu isso pra mina. Falei: 'tu foi burro'. 

Galan: Comeu essa pi...? 

Robinho: Não sei nem quem é, nunca nem lembro dessa p..., se eu ver nem lembro. 

Galan: eu lembro dela, conheci de outras vezes. Mas pô, foi o que tu falou mesmo. Eu broxei, tu broxou. O Élton [não consta no processo] mais fumava do que metia. Foi entre o Cleitão e o Alex mesmo. Foi o Cleitão que jogou dentro mesmo, mano. 

Com o 'jogou dentro', Galan mostrava outra preocupação do grupo: uma eventual gravidez da vítima. Para os brasileiros, a jovem até então não tinha como provar a violência. No entendimento deles, isso só poderia mudar caso ela tivesse tido um filho fruto do abuso, como mostra essa conversa de 2014. 

Galan: To rindo de nervoso. P... que p... Minha preocupação é contigo, né Neguinho. 

Robinho: E o Alex também falou. Eu liguei para o Alex, ele falou 'Neguinho, posso te ser sincero? Alguém g... dentro. A mina tá grávida?' Eu falei "Alex, você tá perguntando muito se a mina tá gravida. Eu e Galan nem rangamo a mina. Lembro que Galan falava 'não tem como rangar, você tá com p... mole'. Eu broxei. Então, eu sei. Só que a mina falou que seu Cleiton, seu Rudiney e seu Alex pegaram ela a força.

Galan: Ca... E quem jogou dentro? 

Robinho: Acho que foi o Cleitinho. 

[Ambos riem]

Galan: o mais duro. [risos] 

Outro temor do jogador era de que a história, que até então só tinha a versão da mulher, chegasse até a imprensa. Era ano de Copa do Mundo, e mesmo sem estar entre os protagonistas do Milan, Robinho pensava que poderia estar na lista dos convocados para o torneio. 

Robinho: Eu to com medo de... Se não sair na imprensa tá ótimo. Tá ligado? 'Amigos de Robinho pegam a mina a força na Itália'. Ó que fase. 

Galan: Ô, isso é um prato cheio, cara, para Globo.com.   

Robinho: Ce é louco, pô... Coisa de Copa... 

Galan: E eu aqui, pô, concursado na Prefeitura. 
 

Por que Robinho foi condenado?


Robinho e Ricardo Falco foram condenados por crime de violência sexual em grupo em 2013, na boate Sio Cafe, enquanto era jogador do Milan. O último recurso da defesa foi analisado em 2022 pela Corte de Cassação de Roma, terceira e última instância da justiça italiana, que não permite mais apresentações de recursos. A decisão, portanto, é definitiva. 

Na época, Robinho defendia o Milan. Ele, Falco, e outros quatro brasileiros foram denunciados pelo crime. No início, o jogador negava qualquer contato com a vítima. NO decorrer do processo, admitiu contato sexual, mas negou ter cometido violência sexual. O processo se iniciou em 2016, mas ele não apareceu às audiências durante os julgamentos. A primeira sentença foi proferida em 2017. Em 2020, a Corte de Apelação de Milão manteve a condenação, e em 2022, veio a decisão final. 

Como não pode ser extraditado, o jogador vive isolado, no Guarujá, litoral de São Paulo. Ele também não pode sair do país, já que há um mandado de prisão internacional emitido pela Justiça da Itália. Em março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ordenou que o jogador entregasse seu passaporte. A Itália pediu que o Brasil homologasse o a sentença, e o pedido ainda está em análise.  


Compartilhe