2

Diniz praticamente repete no Fluminense campanha do São Paulo de 2020

Tricolor paulista tinha apenas um ponto a mais do que o time carioca soma na 12ª rodada

01/07/2023 05:30 / atualizado em 01/07/2023 00:21
compartilhe

Fernando Diniz está no Fluminense desde abril do ano passado
foto: Iconsport

Fernando Diniz está no Fluminense desde abril do ano passado

 

A campanha do Fluminense de Fernando Diniz neste Brasileirão até aqui, na 12ª rodada, é muito parecida com outra campanha do treinador na competição: a de 2020, pelo São Paulo, que brigou pelo título e terminou de forma frustrante na quarta colocação. À essa altura do campeonato, o time paulista tinha apenas um ponto a menos do que a equipe carioca tem hoje.

 

O número de vitórias é o mesmo: seis. A diferença na pontuação acontece porque, naquele ano, Diniz teve um empate a mais que a campanha atual no Fluminense.

 

Até mesmo a quantidade de gols é parecida. O São Paulo balançou as redes 17 vezes até a 12ª rodada daquele ano; o Flu, atualmente, tem 19 gols. Em gols sofridos o número também se assemelha: 12 pelo São Paulo; 13 pelo Fluminense.

 

Em 2020, o tricolor paulista encarou o tricolor carioca na 8ª rodada do primeiro turno, e Fernando Diniz levou a melhor: vitória são-paulina, no Morumbi, por 3 a 1.

 

Neste ano, o duelo vai acontecer na 13ª rodada, também no Morumbi, neste sábado (1), a partir das 16h. O técnico Fernando Diniz, porém, estará do outro lado.

 

São Paulo: campanha no Brasileirão 2020

Fernando Diniz comandou o São Paulo durante todo o Brasileirão de 2020. Ele chegou à equipe no fim de setembro de 2019.

 

O tricolor começou bem o torneio e, em determinado momento, passou a ser apontado como o principal candidato ao título.

 

 

 

No dia 9 de dezembro, quando o campeonato encerrava a 24ª rodada, o São Paulo atuou contra o Botafogo em jogo atrasado da 18ª rodada. O time são-paulino goleou por 4 a 0, no Morumbi, e abriu sete pontos de vantagem na liderança. O Atlético-MG era o vice-líder.

 

Àquela altura, o time paulista completava 17 jogos sem perder na competição. Tudo parecia se encaminhar para a conquista do troféu.

Desentendimentos e queda na tabela


A campanha, porém, saiu dos trilhos. Pouco mais de um mês depois, em 31 de janeiro, ao fim da 33ª rodada, o São Paulo acumulava sete jogos sem vencer. Nesse intervalo de tempo, a equipe foi goleada por 5 a 1 pelo Internacional, em casa, e perdeu por 4 a 2 para o Red Bull Bragantino, fora.

 

Na partida contra o Massa Bruta, Diniz se desentendeu com Tchê Tchê e chamou o jogador de "perninha" e "mascaradinho". Os jogos não tinham público, por causa da pandemia de covid-19, e a transmissão da Rede Globo captou o áudio.

 

Há quem atribua a confusão à queda de rendimento do time. Em setembro de 2022, no "Bem, Amigos", do SporTV, Diniz citou que houve uma desarmonia, mas causada pela troca de diretoria, quando Julio Casares assumiu a presidência, que era de Leco.

 

foto: Divulgação/Rubens Chiri/saopaulofc.net
 

 

- O São Paulo naquele momento perdeu o Campeonato Brasileiro por outros fatores. É mais justo falar que o São Paulo chegou onde chegou porque jogaram daquele jeito do que [dizer que] perdeu por conta de alguma coisa daquele tipo. Ali houve problemas relacionais. A mudança de diretoria - afirmou.

 

- O São Paulo era um time muito harmônico do presidente até o jardineiro. Tinha muitas mãos trabalhando, e quando desmoronou esse castelo, a gente sentiu. Todo mundo sentiu, porque tinha gente que era muito importante para mim. Durante a campanha, criticaram muito quem estava ali. O momento ali era das pessoas pensarem no São Paulo e esperarem para entrar depois. A desarmonia refletiu no campo - completou.

 

Depois dos tropeços, o São Paulo terminou a competição na quarta colocação, com 66 pontos, cinco a menos que o Flamengo, que foi campeão. O aproveitamento do tricolor foi de 58%.


Compartilhe