Superesportes

MORTE DE EDUARDO MALUF

Alexandre Mattos se sensibiliza após morte de Eduardo Maluf: "Queria ser esse cara"

Diretor de futebol do Palmeiras era próximo do ex-executivo do Atlético

Redação
Mattos disse se inspirar em Eduardo Maluf - Foto: Reprodução/PalmeirasA morte de Eduardo Maluf, aos 61 anos, comoveu diversas personalidades do esporte. Entre elas está Alexandre Mattos, um dos principais executivos de futebol do país. O diretor do Palmeiras disse se inspirar no atleticano.
 
“Se hoje eu existo, se hoje sou diretor de futebol, é pela admiração e pelo carinho, o respeito pelo Maluf. Lembro quando estava lá jovem, pensando em algo no futebol, não fui jogador, joguei apenas base, mas eu olhava o Maluf e falava que queria ser esse cara. Ele é o melhor que teve, foi nele que me inspirei. Vi tudo que fez”, disse ao Superesportes.
 
Personagem histórico do futebol brasileiro, Eduardo Maluf lutava contra um câncer no estômago desde 2016. Ficou afastado do cargo de diretor do Atlético por quase toda temporada. Retornou por um curto período em 2017, mas logo teve de sair de cena novamente.
 
Nesse meio-tempo, Alexandre Mattos se firmou ainda mais como um dos principais dirigentes do país. Conquistou o terceiro Campeonato Brasileiro em quatro temporadas (dois com o Cruzeiro, em 2013 e 2014, e um com o Palmeiras, em 2016) e fez contratações de peso para o clube paulista. E o diretor de futebol do Palmeiras atribuiu o estilo de trabalho e as conquistas ao próprio Maluf.
 
“Quando saí do América para o Cruzeiro, liguei e pedi a opinião dele. Quando saí para o Palmeiras, peguei a opinião dele. Em outros momentos pedi conselhos. Maluf é meu mentor mesmo, a pessoa que eu quis ser e foi muito triste saber da morte dele. Estou muito sentido, de coração. Queria deixar um abraço para a família dele”, disse.
 
Luta contra o câncer
 
O período de tratamento afastou Eduardo Maluf de Alexandre Mattos. Mesmo assim, os dois mantiveram contato.
 
“Falei com ele pelo Whatsapp duas ou três vezes, mas não era um convívio muito próximo. Mas eu tinha uma admiração enorme por ele. Quando soube da doença, liguei para ele, falamos uma vez ou outra. Vai deixar muita saudade para todo mundo e contribuiu muito para o futebol. Existo porque me inspirei nele. Hoje, um monte de criança diz que quer ser o Alexandre Mattos. É a mesma coisa que eu sentia quando era jovem ”, completou.
 
A vida e o legado de Maluf

 
Maluf sempre foi ligado ao esporte. Jogou futsal e futebol no Valério, de Itabira. Começou a carreira em funções administrativas ainda no clube do interior mineiro. Em 1998, foi contratado pelo Cruzeiro para ser gerente de futebol. Em 2000, teve rápida passagem pelo Atlético.
 
Depois, em 2001, assumiu cargo de diretor de futebol do Cruzeiro. Ele foi contratado pelo então presidente celeste, Zezé Perrella. No clube, conquistou 13 títulos oficiais.
 
Nas duas passagens pelo Atlético, Eduardo Maluf participou das conquistas do Campeonato Mineiro (2000, 2012, 2013, 2015 e 2017), da Copa Libertadores (2013), da Recopa Sul-Americana (2014) e da Copa do Brasil (2014).