Atlético
None

MORTE DE EDUARDO MALUF

Maluf no Galo: conquistas, contratação de herói da Libertadores e exemplo para atletas

Como diretor de futebol, teve participação direta na reconstrução do clube

postado em 08/06/2017 15:45 / atualizado em 08/06/2017 17:45

Arquivo EM DA Press

Eduardo Maluf foi um protagonista dos bastidores do Atlético. Dominava como poucos a técnica de negociar. Tinha habilidade no trato com os atletas. Se impunha nas reuniões de federações. Seu nome fica marcado na era da reconstrução do Galo. Foi o homem do futebol.


 
Arquivo EM DA Press
A primeira passagem pelo clube foi em 2000. Foi o diretor de futebol da conquista do Campeonato Mineiro. Deixou o clube no final do ano. Um hiato de quase dez anoS o separou da Cidade do Galo. No retorno, em junho de 2010, trazido de volta por Alexandre Kalil, Eduardo Maluf teria papel de destaque na era de glórias do time. Foi campeão da Copa Libertadores (2013), da Recopa Sul-Americana (2014), da Copa do Brasil (2014) e quatro vezes do Campeonato Mineiro (2012, 2013, 2015 e 2017).
 
“Quero registrar que o nosso Maluf foi muito valioso para o que somos hoje, além de um amigo com o qual aprendi demais. Obrigado por tudo!”, destaca no Twitter o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Rodolfo Gropen.
 
“Ao longo de sua carreira, sempre foi modelo de ética e confiança, características que o tornaram o profissional mais vitorioso e cobiçado pelo mercado”, diz nota publicada pelo clube mineiro.
 
Foi Eduardo Maluf que, em janeiro de 2011, buscou um reforço que entraria para a história do Atlético como um dos heróis da Libertadores de 2013: Leonardo Silva. Então sem contrato, após o término do vínculo com o Cruzeiro, o zagueiro foi procurado pelo dirigente. A presença de Maluf, com quem havia trabalhado na Toca da Raposa em 2009 e 2010, foi decisiva para que Leonardo Silva aceitasse o convite do Atlético. Numa transição complicada entre arquirrivais, a confiança do diretor de futebol foi fundamental.
 
Arquivo EM DA Press
“O que pesou, além da estrutura do Atlético e da não renovação com o Cruzeiro, foi uma série de fatores. Após uma conversa com o Maluf (diretor de futebol), o Atlético mostrou um projeto muito interessante, com o qual fiquei muito satisfeito e quis participar”, disse Leonardo Silva em sua apresentação, em 2011.
 
Outros jogadores destacaram a importância do dirigente para suas chegadas ao clube. “O responsável pela minha vinda ao Galo em 2014 e serei sempre, muito grato por isso”, destaca o lateral-esquerdo Douglas Santos. “Peça fundamental que me trouxe de volta pra casa”, diz o atacante Rafael Moura.

Uma de suas últimas investidas no mercado foi buscar Roger Bernardo na Alemanha. O volante-zagueiro revela que Maluf teve participação decisiva, mas lamenta não ter o conhecido pessoalmente. "Nem o conheci mas já tenho uma gratidão enorme. Me ajudou a retornar ao Brasil, e me trouxe para esse clube maravilhoso. Obrigado, Maluf."
 

Conciliador, sereno e firme

 
Arquivo EM DA Press
Na Cidade do Galo se tornou referência para os atletas, funcionários e demais integrantes da diretoria. “Pelo seu caráter conciliador, sereno nas horas mais críticas e firme quando a ocasião exigia, Eduardo Maluf conquistou rapidamente o respeito e a admiração de jogadores, funcionários e todos que trabalharam com ele”, diz a nota do Atlético.
 
Outro nome na história do clube, o goleiro Victor lembra do relacionamento com Maluf. “Vai deixar saudade por seu profissionalismo, caráter, transparência e honestidade. Perco um grande amigo, quase um pai, que sempre me aconselhou para que eu pudesse crescer, seja no aspecto pessoal, seja no profissional. Obrigado, Maluf, por todo o legado que deixa nesses anos de convívio. Meus profundos e sinceros sentimentos à família.”

Títulos de Eduardo Maluf pelo Atlético

Copa Libertadores da América 2013
Recopa Sul-Americana 2014
Copa do Brasil 2014
Campeonato Mineiro 2000, 2012, 2013, 2015 e 2017

Tags: leonardo silva eduardo maluf interiormg galo atlético