2

Atlético-MG, Palmeiras, Abel e Felipão: relembre histórias que os conectam

Clubes tem histórico curioso desde a chegada de Abel, que tem história pessoal com Felipão, ídolo palmeirense

05/07/2023 16:20
compartilhe
Times e treinadores tem histórias que se conectam fortemente
foto: SUSA/Icon Sports - Deivulgação/Palmeiras

Times e treinadores tem histórias que se conectam fortemente

 
Atlético-MG e Palmeiras serão colocados frente a frente pelo terceiro ano seguido no mata-mata da Copa Libertadores. Além da relação entre os clubes nos últimos anos, há também detalhes que ligam ainda os treinadores Abel Ferreira e Felipão.

A superfície da história recente entre Atlético e Palmeiras se dá pelos confrontos na Libertadores. Foram quatro nos últimos dois anos, todos terminados em empate e com a classificação alviverde.
 


Mas os duelos que envolvem os clubes e seus treinadores vão além disso. Desde que Abel Ferreira chegou ao Palmeiras, foram 10 duelos contra o Atlético, além dos quatro da Libertadores, ocorreram outros seis nos Campeonatos Brasileiros.

Dos 10 confrontos, quem leva a melhor são só empates, foram sete ao todo, além de duas vitórias atleticanas e uma palmeirense. Relembre os duelos:

  • Atlético 2x0 Palmeiras - Brasileirão 2020
  • Atlético 2x0 Palmeiras - Brasileirão 2021
  • Palmeiras 0x0 Atlético - Libertadores 2021
  • Atlético 1x1 Palmeiras - Libertadores 2021
  • Palmeiras 2x2 Atlético - Brasileirão 2021
  • Palmeiras 0x0 Atlético - Brasileirão 2022
  • Atlético 2x2 Palmeiras - Libertadores 2022
  • Palmeiras 0 (6)x(5) 0 Atlético - Libertadores 2022
  • Atlético 0x1 Palmeiras - Brasileirão 2022
  • Atlético 1x1 Palmeiras - Brasileirão 2023

Um dado curioso é que a única vitória palmeirense nesse período foi justamente em um jogo que Abel Ferreira não estava no banco de reservas, pois estava suspenso.

Felipão x Abel x Palmeiras


Treinador do Atlético, Felipão tem uma longa história com o Palmeiras e com Abel. O treinador atleticano é um dos maiores da história do alviverde, multicampeão em todas as passagens. São mais de 400 jogos dele no comando do clube, que treinou pela última vez em 2019.

Felipão também tem ótima relação com Abel. Os dois treinadores já trocaram elogios em diversas oportunidades. O português sempre demonstrou muita admiração pelo experiente treinador brasileiro, que chegou a comandá-lo em testes na Seleção Portuguesa quando era jogador.
 
 

Eles se encontraram na beira do campo em quatro oportunidades, todas em 2022 nos duelos entre o Palmeiras de Abel e o Athletico-PR de Felipão. Foram duas vitórias rubro-negras e um empate, com direito ao Furacão eliminando o alviverde na semifinal da Libertadores.

Felipão foi o único que conseguiu eliminar o Palmeiras de Abel na Libertadores. O português “deu o troco” no jogo seguinte entre eles, pelo Brasileirão, que inclusive ajudou a garantir o título da competição para o alviverde.

Em resumo, enquanto o Atlético busca revanche pelas duas últimas eliminações na Libertadores para o Palmeiras. Abel busca a revanche contra o amigo Felipão, que o eliminou da competição em 2022, no comando do Athletico-PR, depois do português ter deixado o Galo para trás.

Compartilhe