2

Atlético-MG: como Alan Franco pode ser usado por Felipão?

Meia retorna de empréstimo e pode ser peça importante em esquema do experiente treinador

06/07/2023 05:00 / atualizado em 06/07/2023 09:31
compartilhe
Alan Franco disputou a Copa do Mundo no Qatar pelo Equador
foto: Iconsport

Alan Franco disputou a Copa do Mundo no Qatar pelo Equador

 
Atlético-MG iniciou a semana de treinamentos com uma novidade no elenco. O volante Alan Franco, que estava emprestado ao Talleres, da Argentina, retornou ao clube e será utilizado por Felipão. Mas de que forma? O Superesportes te mostra.

Alan Franco chega para preencher a lacuna deixada pelo “xará” dele, Allan, que foi negociado com o Flamengo. Apesar disso, as características dos dois jogadores são diferentes.
 
Quando atuou pelo Atlético em 2020 e 2021, Alan Franco era um meia mais aberto pela direita, que também ajudava na marcação pelo mesmo lado. O jogador tem características físicas importantes para um ala, como velocidade e força.

No entanto, no seu último clube, o Talleres (ARG), ele foi escalado mais vezes como um volante pela direita, tendo mais presença defensiva do ofensiva. Se com Sampaoli no Galo ele era um jogador livre para pisar na área, no time argentino ele quase não fazia isso, o que explica a baixa produtividade ofensiva, sem fazer gols.
 
 

Baseado nisso, no Atlético de Felipão, que ainda está em construção, Alan Franco pode ser importante em algumas posições. Ele pode ser um segundo volante ao lado de Battaglia, por exemplo, deixando o time mais seguro defensivamente, como gosta o treinador atleticano. Ele falou sobre essa opção recentemente:
 
- Posso usar [dois volantes], dependendo do jogo e do adversário. Temos que saber as características desses dois volantes. 

Alan Franco também pode voltar a atuar mais avançado, como fez pelo Galo antes. Para isso, pode substituir Zaracho, mas também jogar ao lado do argentino, fazendo um meio campo mais dinâmico, já que são dois jogadores com características de intensidade.

Por fim, em uma formação diferente, com um time mais defensivo e com dois atacantes, por exemplo, Alan Franco pode ser uma espécie de ala pela direita, algo como Edenílson já fez algumas vezes no ano.

Formações que Felipão pode utilizar com Alan Franco:

  • 4-2-1-3: Battaglia e Alan Franco + Zaracho Paulinho, Pavón e Hulk
  • 4-1-2-3: Battaglia Alan Franco e Zaracho Paulinho, Pavón e Hulk
  • 4-2-2-2: Battaglia e Otávio Alan Franco e Zaracho Paulinho e Hulk OU Battaglia e Alan Franco Zaracho e Igor Gomes/Patrick Paulinho e Hulk

Compartilhe