Superesportes

MORTE DE EDUARDO MALUF

Vanderlei Luxemburgo sobre Eduardo Maluf: 'O futebol brasileiro perdeu uma referência'

Momento mais vitorioso da parceria entre técnico e Maluf foi no Cruzeiro

Redação Daniel Seabra
Vanderlei Luxemburgo foi contratado pelo Cruzeiro em 2002 e conquistou tudo no ano seguinte - Foto: Jorge Gontijo/Estado de Minas - 21/10/2002
Hoje no Sport, o técnico Vanderlei Luxemburgo lamentou muito nesta quinta-feira a morte do diretor de futebol Eduardo Maluf, com quem trabalhou no Cruzeiro, entre 2002 e 2004, e no Atlético, em 2010.
Personagem histórico do futebol brasileiro, Eduardo Maluf lutava contra um câncer no estômago desde 2016. Ficou afastado do cargo de diretor do Atlético por quase toda temporada. Retornou por um curto período em 2017, mas logo teve de sair de cena novamente.

”Primeiro, lamentar muito a morte do meu amigo. Dar os meu sentimentos à família Maluf. Um dos grandes executivos do futebol que eu conheci, sério, honesto, companheiro. O futebol brasileiro perdeu uma referência”, disse Luxemburgo ao Superesportes.

O momento mais vitorioso da parceria entre Luxemburgo e Maluf foi no Cruzeiro, em 2003, ano em que o clube conquistou a Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).

Em 2004, Luxemburgo teve atritos com os irmãos Alvimar de Oliveira Costa, então presidente do Cruzeiro, e Zezé Perrella, vice-presidente. Mas a saída do treinador não abalou a relação com Maluf, o diretor de futebol cruzeirense no período.

Em 2008, técnico inaugurou Instituto Luxemburgo em BH e deu boas risadas ao lado de Maluf - Foto: Euler Junior/Estado de Minas - 11/02/2008
Em 2008, o treinador inaugurou em Belo Horizonte uma franquia do Instituto Vanderlei Luxemburgo, destinado a formar profissionais em áreas do conhecimento do esporte. Maluf foi um dos convidados no lançamento.

Vanderlei Luxemburgo voltou a trabalhar com Eduardo Maluf em 2010, dessa vez no Atlético - Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press.
No fim de 2009, Luxemburgo foi anunciado como treinador do Galo. O reencontro profissional com Maluf se deu em 23 de junho de 2010, quando o executivo foi contratado pelo então presidente Alexandre Kalil para comandar o futebol. Mas o trabalho do treinador não fluiu no clube e, em 23 de setembro, ele acabou demitido.

Desde então, Luxemburgo e Maluf não voltaram a trabalhar juntos no futebol.