Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO 2020

Campeonato Mineiro de 2020 não terá quartas de final; dois novos torneios serão disputados

Formato da competição foi definido em reunião nesta terça, na sede da FMF

João Vitor Marques Luiz Augusto Barros
Em reunião, clubes definiram formato do Campeonato Mineiro de 2020 - Foto: Divulgação/FMF

O Campeonato Mineiro de 2020 não terá quartas de final. No conselho técnico realizado na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) na tarde desta terça-feira, clubes e federação definiram a extinção da fase, disputada em jogo único nesta temporada.

Com isso, a competição contará com 15 datas - uma a menos em relação à edição de 2019. A decisão é considerada uma vitória dos clubes da capital. América, Atlético e Cruzeiro haviam se posicionado favoravelmente pela redução do número de jogos, enquanto as equipes do interior preferiam a manutenção do modelo anterior.

Durante a reunião, clubes do interior, inclusive, sugeriram o aumento do número de datas para 17. Essa possibilidade foi rechaçada em função de questões estruturais, que dificultariam a disputa de partidas durante o carnaval.

Na primeira fase do Campeonato Mineiro, os 12 clubes se enfrentam em turno único, em 11 rodadas. Os quatro melhores avançam para o mata-mata.

Nas semifinais, o líder enfrenta o quarto colocado, enquanto o segundo encara o terceiro. Os classificados duelam na final. Os confrontos do mata-mata terão jogos de ida e volta.

O Campeonato Mineiro de 2020 começa no dia 22 de janeiro, uma quarta-feira. Não haverá jogo em 22 de fevereiro, sábado de carnaval.

Novos torneios

Outras duas novidades marcaram o encontro.
Ficou definida a realização do Troféu Inconfidência, que envolverá quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados da primeira fase. O vencedor dessa competição disputará a Recopa contra o melhor colocado geral do interior.

Avaliação dos clubes da capital

Representantes de América, Atlético e Cruzeiro comemoraram o formato adotado para o Campeonato Mineiro de 2020. "Além da possibilidade de ter uma data a menos, uma outra coisa que foi avaliada pela direção do Cruzeiro foi a competitividade no Campeonato Mineiro. Numa competição em que de 12 clubes se classificam oito, o nível de competitividade fica muito baixo", avaliou o gerente de futebol do Cruzeiro, Marcone Barbosa.

Gerente de futebol do Atlético, Marques concordou com a análise do colega. "Foi uma ótima reunião. Os trabalhos foram conduzidos da melhor maneira, sobretudo sobre o regulamento. Houve uma mudança importante. Contempla também do quinto ao oitavo, que vão ainda brigar por troféu. A federação se prontificou, ainda, a buscar um pleito para essas equipes a nível de Copa do Brasil e Série D. Ficou de bom tamanho, de fácil entendimento. Acredito que contemplou os 12 clubes presentes", disse.

Paulo Bracks, diretor de futebol do América, acredita que o campeonato vai ficar mais atrativo. "Entendemos como positivo o conselho técnico. Foi de forma unânime a fórmula de disputa.
Uma data a menos promove melhor o campeonato, beneficia o produto campeonato mineiro, para não ter tantos jogos no meio e no final de semana", disse.

Outras definições


  • Campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2019, o Coimbra, de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), mandará jogos no Independência;
  • Assim como em 2019, jogos de semifinal e final terão VAR;
  • A bola do torneio será da Topper;
  • Não haverá limite de jogadores inscritos por equipe;
  • Um atleta não pode defender mais de uma equipe participante do Campeonato Mineiro durante o torneio.

Participantes

O Módulo I do Campeonato Mineiro de 2020 terá os seguintes times envolvidos: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Coimbra (campeão do Módulo II em 2019), Cruzeiro (atual bicampeão estadual), Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova.
.