2

Paixões, inspiração e DNA de luta: conheça o mineiro de 17 anos que vai representar a Seleção Brasileira de Taekwondo, no Pan-Americano

Vinícius Matos ainda sonha com uma vaga na Olimpíada de 2024

18/03/2020 18:30 / atualizado em 18/03/2020 22:26
compartilhe
Vinícius Matos foi campeão do Super Campeonato Brasileiro no ano passado
foto: Arquivo pessoal

Vinícius Matos foi campeão do Super Campeonato Brasileiro no ano passado


O esporte é sinônimo de paixão, alegria e emoção para milhares de adeptos ao redor do mundo. Esse sentimento foi o que aproximou o mineiro Vinícius Matos do taekwondo ainda aos nove anos de idade. Agora, aos 17, o jovem representará a Seleção Brasileira no Pan-Americano Open Championships.
 
“Eu comecei no taekwondo com nove anos. Sempre fui muito apaixonado por luta desde pequeno. Meu pai sempre gostou de UFC, e minha mãe não me deixava assistir, mas meu pai me acordava de madrugada para assistirmos juntos. E foi daí que eu fui pegando a paixão pelo esporte”, disse Vinícius, ao Superesportes.
 
Antes de se descobrir no taekwondo, Vinícius passou por experiências no judô, muay thai e capoeira, mas nenhuma modalidade conseguiu capturar seu interesse como a arte marcial sul-coreana. Aos 13 anos, ele entrou na seleção mineira de taekwondo e, desde então, começou a colecionar títulos regionais e nacionais. 
 
Entretanto, a guinada na carreira do atleta teve início no ano passado. Vinícius foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, onde se sagrou campeão do Pan-Americano 2019. As boas atuações renderam a ele uma vaga na Seleção principal. 
 
Neste ano, Vinícius representará o Brasil pela categoria adulta no Pan-Americano Open Championships, a ser disputado no dia 11 de junho, em local a definir. O bom desempenho no campeonato dá ao atleta a possibilidade de sair na frente no ranking para a Olimpíada de 2024.
 
“Esse campeonato é o campeonato de taewkondo das Américas, tem um representante por país. É um campeonato muito bom para começar bem rankeado, por ele valer pontos no ranking mundial do taekwondo. Isso me coloca com um pé na frente para a Olimpíada de 2024”, avaliou. 

Inspiração 

Usain Bolt e Michael Phelps são alguns dos atletas já consagrados que Vinícius tem como referências. Porém, o mineiro de 17 anos carrega suas maiores inspirações dentro de casa: seus pais. 
 
“A minha inspiração também vem de dentro de casa. Eu moro com meus pais e nós somos uma família muito humilde. Então, eu tento fazer o melhor para dar uma condição boa a eles e para deixá-los orgulhosos também. Nas minhas primeiras competições, sem ser pela Seleção Brasileira, meu pai já chegou a pegar empréstimo no banco para pagar meus torneios, já que os custos ficavam por conta dos atletas. Então, tudo o que eu recebo do esporte é para eles, para dar um futuro melhor para eles”, concluiu. 


Compartilhe