2

Brasil sem campeão no UFC irrita Glover Teixeira: 'Focam muito no Tik Tok'

Ex-campeão da categoria meio-pesado do UFC deu entrevista exclusiva ao Superesportes

29/06/2023 08:30 / atualizado em 29/06/2023 03:35
compartilhe
Glover Teixeira se aposentou do MMA em janeiro e vai estrear no grappling
foto: Iconsport

Glover Teixeira se aposentou do MMA em janeiro e vai estrear no grappling

O ex-campeão da categoria meio-pesado do UFC (Ultimate Fighting Championship) Glover Teixeira está irritado com o momento brasileiro no principal campeonato de MMA do mundo. O país não tem um lutador com o cinturão pela primeira vez desde 2016. E Glover aponta o principal motivo: "o pessoal está focando muito no Tik Tok".

Em entrevista exclusiva ao Superesportes, a lenda brasileira falou sobre sua insatisfação com a nova geração e não segurou os palavrões. Aos 43 anos, Glover se aposentou do MMA em janeiro, mas vai estrear nesta quinta-feira (29) no evento de grappling (luta agarrada) do UFC.

- A gente vai estar sempre formando campeões, mas os caras têm que ser guerreiros, têm que ter atitude. O pessoal está focando muito no Tik Tok, nem sei o que é isso, não tenho. Um homem velho ter Tik Tok? Até a palavra é de criança! "Ah, Glover, mas dá dinheiro". Dá dinheiro para quem? Dá dinheiro para o (Conor) McGregor, para o Khabib (Nurmagomedov), depois que os caras conseguiram ser campeões - iniciou o brasileiro. 

- Meu irmão, é focar no que é sério, que é a luta. Parar com essa merdinha de botar no Twitter tudo quanto é coisinha. Tem alguns brasileiros que estão no UFC, mas não estão lutando p... nenhuma. Tem lá um milhão de seguidores, mas não vale p... nenhuma, não lutam nada. Tem os caras como o Poatan (ex-campeão do peso-médio) e o Charles (do Bronx, ex-campeão do peso-leve) que são sinistros. São esses caras que precisam ser espelho. Ver não o que eles estão fazendo agora com o Instagram, dando entrevistas e tudo mais, mas ver o que eles fizeram, conversar com o Charles e perguntar "como você treinava quando tinha 17 anos?" - acrescentou Glover.


Foi essa falta de profissionalismo dos lutadores mais jovens, na visão de Glover, que o fez interromper o plano de ser coach. Quando se aposentou neste ano, o brasileiro pensou em tornar-se treinador para formar novos atletas. Ele tem uma academia nos Estados Unidos, onde, inclusive, treina o brasileiro Alex Poatan.

- Os caras hoje em dia são muito de querer fazer vídeo e não lutam p... nenhuma, não perde peso quando precisa perder e fica nessa falta de profissionalismo. Eu tenho dificuldade de ser coach, tenho uma academia que é lotada, graças a Deus, já ajudei a formar um campeão que é o Poatan e quero ajudar mais, mas os caras precisam se ajudar - disse Glover, que voltou a falar sobre o foco dos lutadores nas redes sociais.
 

Eu até enjoo. Faz seis meses que o cara lutou e está postando essa p... ainda, quer viver uma glória que teve. Passado é passado. Eu reposto quando me marcam "esse dia o Glover ganhou o cinturão". Mas não vou ficar postando "olha como eu era". Eu estou vivendo o agora. Essas são minhas frustrações."

 

O Brasil ficou sem cinturão no UFC após a aposentadoria de Amanda Nunes no último dia 11. A Leoa se despediu do MMA como campeã do peso-galo e do peso-pena. Agora, a expectativa brasileira é com Pantoja, que disputará o cinturão do peso-mosca contra Brandon Moreno no dia 8 de julho. Em agosto, será a vez de Amanda Lemos desafiar a campeã do peso-palha Zhang Weili.

Ainda neste ano, Charles do Bronx deve ter a revanche contra Islam Makhachev pelo cinturão do peso-leve. Já Alex Poatan subiu de categoria após perder o cinturão do peso-médio e vai estrear no peso-pesado em julho contra Jan Blachowicz.


Glover Teixeira pode voltar a lutar no UFC?


Aos 43 anos, Glover estava "tomando muita pancada" e decidiu se aposentar do MMA em janeiro, após ser derrotado por Jamahal Hill no UFC Rio. Ele aceitou o convite para participar do evento de grappling e terá pela frente o americano Anthony Smith.  O UFC Fight Pass transmite o evento com exclusividade a partir das 22h (horário de Brasília).

- A gente tem sempre essa vontade de competir, e surgiu essa oportunidade do grappling que é bacana pra caramba. Do MMA eu me aposentei mesmo, não tenho vontade de voltar, estava tomando muita pancada. O grappling é tranquilo. Claro que tem risco de machucar, mas bem menos. Ganhando ou perdendo, vou sair com a cara limpa. O pior que pode acontecer é ser finalizado e dar três tapinhas, que é vergonhoso, mas pelo menos não apanha - disse Glover, que brincou ao falar sobre a única chance de voltar ao MMA.

- Só se me oferecerem muito dinheiro, vão ter que me pagar umas três vezes mais do que me pagavam. Não acho que isso vai acontecer, então é sem chance. Mas se quiserem me pagar três vezes mais, eu volto (risos). Minha família ficava a semana inteira bem tensa, porque já sofri algumas derrotas brutais no MMA, machuquei muito a cara, tomei muita pancada, minha cara é toda marcada. Daí eu pensei "está bom no MMA", e agora vou para o grappling que é bem mais tranquilo.

Compartilhe