2

Robson Gracie, ícone do jiu-jítsu, morre aos 88 anos

"Hoje o Jiu-Jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha", disse a neta do ex-lutador

29/04/2023 12:22
compartilhe

O ex-lutador era era faixa vermelha 9º grau de Jiu-Jitsu brasileiro, o que lhe dava o título de Grande Mestre
foto: Reprodução/Instagram

O ex-lutador era era faixa vermelha 9º grau de Jiu-Jitsu brasileiro, o que lhe dava o título de Grande Mestre

Morreu, na noite de sexta-feira (28/4), o ex-lutador e mestre do jiu-jítsu Robson Gracie, aos 88 anos. A morte foi confirmada nas redes sociais por Kyra Gracie, neta de Robson. A causa da morte do ex-lutador ainda não foi divulgada. "Hoje o Jiu-Jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha", escreveu Kyra, no Instagram.

 

 

 

 

 

"Eu me despeço do meu eterno avô amado que é uma das pessoas mais importantes da minha vida", acrescentou a atleta e professora. O velório de Robson Gracie ocorrerá no domingo (30/4), das 10h às 14h, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro.

 

Robson Gracie nasceu 13 de agosto de 1935 e aprendeu arte marciais com o pai, Carlos Gracie. O ex-lutador era era faixa vermelha 9º grau de Jiu-Jitsu brasileiro, o que lhe dava o título de Grande Mestre.

 

Na década de 1960, Robson Gracie foi guarda-costas de Leonel Brizola, cunhado do então presidente do Brasil, João Goulart. Ele chegou a ser preso e torturado pela ditadura militar. Já na década de 1980, o ex-lutador assumiu a presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro.

 

Em 2018, quando era presidente da Federação de Jiu-jítsu, ele entregou uma faixa preta para o então candidato à presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Robson Gracie deixa seis filhos: Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr.

 

"Em memoria ao grande mestre Carlos Robson Gracie, um dos grandes percursores e incentivadores para o crescimento do Jiu Jitsu no Brasil. Descanse em paz", declarou a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. 

 

 


Compartilhe