2

Fernando Scheffer brilha, e Minas segue na liderança do José Finkel

Minas disputa título com Pinheiros neste sábado

13/08/2021 23:56 / atualizado em 14/08/2021 00:08
compartilhe
Bronze em Tóquio, Fernando Scheffer confirmou favoritismo em Bauru
foto: Reprodução/CBDA

Bronze em Tóquio, Fernando Scheffer confirmou favoritismo em Bauru

Com 1.939 pontos, o Minas segue na liderança do Troféu José Finkel de Natação, que é o Campeonato Brasileiro de Inverno, disputado na piscina da Arena ABDA, em Bauru, interior de São Paulo, a um dia do final da disputa. 

Em segundo está o Pinheiros, com 1.735 pontos. A disputa do título está entre os dois clubes. O Minas é o atual campeão - não houve disputa em 2020 - busca seu 13º título. Esta é a 48ª edição da competição, que vale índice para o Campeonato Mundial de Piscina Curta, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Um dos destaques do quarto dia de disputa, nesta sexta-feira, foi Fernando Scheffer, do Minas, medalhista olímpico de bronze em Tóquio nos 200 metros livre. Na mesma prova, ele conquistou a medalha de ouro em Bauru, com o tempo de 1min42seg41, obtendo o índice para o Mundial de Piscina Curta, em Dubai. Seu tempo é também o recorde do campeonato. Murilo Sartori, de Americana, que também esteve nos Jogos Olímpicos, alcançou índice com 1m42s74.

"Estou feliz com mais um índice. Claro que eu queria o recorde sul-americano da prova, mas foi bom. Importante ter também a companhia do Murilo e de outros nadadores que foram muito bem para que a gente forme um bom revezamento lá em Abu Dhabi, já que somos os atuais campeões", disse Scheffer.

O nadador disse também que a conquista de Tóquio ainda o impulsionou. "Trago um pouco da energia da Olimpíada. Nos Emirados Árabes, vou nadar, novamente contra o recordista olímpico e mundial. Vou me esforçar para vencer."

Outro destaque do Minas no quarto dia de José Finkel foi Gabriel Fantoni, medalha de prata nos 100 metros costas. Gabriel nadou três provas e conquistou três índices. "É sem dúvida o meu melhor campeonato. Venho de uma frustrante eliminatória olímpica, para a qual me preparei, mas não consegui o índice. Por isso, passei a treinar muito mais depois desse evento. Usei o resultado da seletiva olímpica como motivação. Treinei muito forte e consegui ficar mais rápido."

Depois de quatro dias de disputas, seis nadadores do Minas obtiveram índices para integrar a equipe brasileira no Mundial de Abu Dhabi. Na competição, Gabvriel Fanrtoni disputará três provas: 50m, 100m e 200m costas. Três estarão em duas provas: Fernando Scheffer (200 e 400 livres), Guilherme Costa (200 medley e 400 livres) e Vinicius Lanza (100 e 200 borboleta). Dois estarão em apenas um nado: Vitor Baganha (50 borboleta) e Luana Ribeiro (50 borboleta).

Provas decisivas


A definição do campeão dessa 48ª edição do José Finkel, será definida nas últimas 10 provas deste sábado, último dia de competições. São elas os 200 metros peito masculino e feminino, 50 metros livre masculino e feminino, 800 metros livre masculino, 1.500 metros livre feminino, 100 metros medley masculino e femininom e revezamento 4x100m medley masculino e feminino. As eliminatórias acontecem a partir de 9h, e as finais, a partir de 17h30

Compartilhe