2

Marques, ex-Atlético, assume o futsal do Minas e toca projeto para o campo

17/02/2022 20:43
compartilhe
Ídolo do Atlético, Marques está de volta ao esporte e assumiu posto de diretor de futsal do Minas
foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Ídolo do Atlético, Marques está de volta ao esporte e assumiu posto de diretor de futsal do Minas



Um dos principais ídolos da história recente do Atlético, Marques está de volta ao esporte. Com experiência de ter atuado na função de gerente de futebol do Galo, ele assumiu cargo de diretor de futsal do Minas. O ex-atacante, que começou a carreira na quadra, em Guarulhos-SP, vai tocar projeto que visa também a criação de uma equipe de futebol de campo no tradicional clube de BH. 

Marques assumiu função que por quase 30 anos foi do antigo diretor, Sérgio Serviani. O agora ex-gestor foi quem fez o convite ao ex-atacante, que é sócio do clube e sentiu 'convocado' para exercer o cargo. Ele já começou o trabalho e se mostrou muito motivado para levar toda a experiência adquirida na carreira para o esporte especializado. E também para seguir o projeto de criação da equipe de futebol de campo do Minas. 

"Eu chego para ocupar a vaga de um senhor que estava lá há 29 anos, o Sérgio Serviani, como diretor de base e do profissional do futsal. Eu sou sócio do Minas há mais de 20 anos, meus filhos foram criados lá no clube, um deles foi atleta de futsal do Minas. Sempre acompanhei o esporte, o futsal fez parte do meu início como atleta. Sou apaixonado pela modalidade", declarou Marques à reportagem do Superesportes. 

Futsal como suporte


Marques contou que começou a carreira nas quadras, em Guarulhos, cidade natal do ídolo atleticano. E os primeiros passos no futsal foram dados com um nome que fez história no Galo: o técnico Milton Ziller, o Miltinho, multicampeão com o time alvinegro nos fim dos anos 1990 e início da década de 2000. Para Marques, a chance de trabalhar no Minas será um resgate às raízes. 

"Eu joguei em equipes da minha cidade, Guarulhos. Joguei até os 15, 16 anos, e um dos meus treinadores na formação foi o Miltinho Ziller. Ele foi meu treinador quando tinha 11 para 12 anos, eu era o craque do time que ele comandava. Eu tenho raízes muito fortes na minha formação de atleta profissional, e o futsal me deixou melhor como como atleta. Eu peguei muita coisa na parte técnica do futsal, eu gostava de jogar de costas, mas com perfeito entendimento de espaço. Eu sempre fui um apaixonado por futsal. Acredito muito no suporte técnico que o futsal dá para quem vai jogar no campo", frisou. 

Projeto futsal e campo na formação


No Minas, Marques será um colaborador importante na meta traçada para manter o clube em destaque no cenário do futsal nacional. E também na formação de atletas, como deixou claro o ídolo atleticano, que reforçou a tradição minas-tenista de formar atletas em diversas modalidades. Ao mesmo tempo, ele será peça importante no projeto de criação de equipes de futebol de campo no clube. 

"Há a mesma ideia de todos de que o departamento de futsal coordene também o futebol de campo. Criamos isso no Atlético, na iniciação, e agora vamos levar o futebol de campo para o Minas. Quem joga futsal, principalmente os garotos, vislumbra também uma oportunidade no campo. É importante isso porque o Minas abre o leque na formação e você deixa de perder os seus ativos. O garoto que deseja jogar no campo não precisaria sair do Minas. A gente poderia dar a ele uma formação com a expertise que o futsal oferece, criar atletas melhores", projetou.

Segundo Marques, diversas reuniões têm ocorrido com a cúpula para definir como será o projeto de futebol no Minas. Ele disse que o clube pode firmar parcerias para locais de treinamentos, mas há possibilidade da construção de campos na sede Minas Country, no bairro Taquaril, em BH. 

"Temos conversado sobre essa parte estrutural, onde a gente treinaria os meninos, se vamos buscar algum espaço ou mesmo abrir campos no Minas Country, pois há espaço lá. O mais importante é que a ideia está forte na cabeça de quem comanda o Minas, compartilhada pelo nosso presidente, o Ricardo Santiago, e acho que a gente tem que aproveitar esse momento e tocar o projeto", pontuou. 

Trabalho na quadra


Marques revelou que vai trabalhar em conjunto com outros responsáveis pelo departamento de futsal, como Rodrigo Perdigão e Carlos Henrique Taveira. O ex-atacante adiantou que o objetivo é transformar o Minas em potência na modalidade, mas também manter o foco na formação de atletas para o esporte. "Eu estou muito animado com a ideia, com o projeto, é claro que ainda engatinhamos, mas as ideias são ótimas e vamos colocar em prática." 

"É uma oportunidade de contribuir com o clube, que é referência em nível esportivo não só nacional, mas mundial. Nossa equipe está em pré-temporada, é uma equipe jovem, mas com um trabalho muito intenso. O Minas não vai fugir da essência, que é a força na formação de atletas, mas com propósito de dar novos passos, como será o projeto do futebol de campo. E eu chego para agregar experência e colaborar", comentou. 

Depois das férias, o futsal do Minas retomou as atividades no mês passado e ainda está em pré-temporada. O grupo comandado pelo técnico Peri Fuentes terá como primeira competição oficial em 2022 a Liga Nacional, a partir de março. O clube se reforçou com a contratação de Samuel Ribeiro (pivô), Lucas Scheffer (fixo), Ribeirão (fixo e ala), João Lucas (ala e pivô) e Calixto (fixo e ala). 

Compartilhe