2

Guerra na Ucrânia: confira os atletas que aderiram ao combate à Rússia

Atletas e ex-atletas ucranianos se manifestam, se apresentando para ajudar na defesa do país na invasão russa, inclusive pegando em armas

02/03/2022 10:39 / atualizado em 02/03/2022 13:07
compartilhe
O boxeador Oleksandr Usyk (o terceiro da esquerda para a direita na foto), campeão mundial dos pesos pesados, posou armado na conta no Instagram do clube de boxe de Kharkiv
foto: Federação Ucraniana de Boxe

O boxeador Oleksandr Usyk (o terceiro da esquerda para a direita na foto), campeão mundial dos pesos pesados, posou armado na conta no Instagram do clube de boxe de Kharkiv

Muitos atletas ucranianos se mobilizaram contra a invasão russa de seu país, alguns chegando ao ponto de pegar em armas. Ex-atletas também se pronunciaram, se apresentando para a defesa da Ucrânia.


"Treino o tempo todo, faço treinamento como ex-oficial e chefe da defesa territorial (...). Sei atirar com quase todas as armas", disse à agência de notícias internacionais AFP

O irmão mais novo dele, Wladimir, também ex-campeão de boxe, se alistou igualmente como reservista.

Viktor Kornienko, de 23 anos, zagueiro do Shakhtar Donetsk, decidiu se juntar ao exército ucraniano no combate à Rússia. Em suas redes sociais, o jogador confirmou que está no país. "Estou na Ucrânia, ajudando as Forças Armadas. Glória à Ucrânia", escreveu. 

Viktor Kornienko, de 23 anos, zagueiro do Shakhtar Donetsk, se juntou ao exército ucraniano no combate à Rússia
foto: Instagram/Reprodução

Viktor Kornienko, de 23 anos, zagueiro do Shakhtar Donetsk, se juntou ao exército ucraniano no combate à Rússia



O ex-campeão mundial dos leves Vasyl Lomachenko se juntou ao batalhão de defesa territorial em Belgorod-Dnistrovsky, perto de Odessa. O boxeador de 34 anos apareceu em uniforme militar com uma metralhadora pendurada no ombro, em postagem no Facebook.

Oleksandr Usyk, campeão mundial dos pesos pesados, também posou armado, em foto publicada na conta no Instagram do clube de boxe de Kharkiv com a legenda: "Oleksandr Usyk se juntou à defesa territorial da capital e da região de Kiev". 

Entrevistado pela CNN do porão de sua casa perto de Kiev, ele disse que quer "defender sua casa, sua esposa, seus filhos e seus entes queridos". "Não quero atirar, não quero matar", mas em caso de ataque, acrescenta, "não terei outra opção senão responder".

Traje de combate


Os biatletas ucranianos desistiram de competir no Mundial que será disputado em março. Em suas redes sociais, Dmytro Pidruchnyi, campeão mundial de perseguição em 2019, postou uma foto em traje de combate em Ternopil, no Oeste da Ucrânia, onde diz ter entrado para a Guarda Nacional. 

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Federação Internacional de Biatlo (IBU) informa que o atleta ucraniano da modalidade Yevhen Malyshev morreu nesta semana, servindo no exército ucraniano. Ele tinha 19 anos.

Sergiy Stakhovsky, que já foi o 31º colocado do ranking mundial de tênis também se juntou à "resistência territorial". "Não tenho experiência militar. Apenas experiência com armas, a título particular", disse o atleta aposentado, de 36 anos, no Twitter. "Espero não ter que usar uma arma",  comentou à britânica Radio 4 nessa terça-feira. 

Ele deixou sua família na Hungria. "Eu não sei bem como cheguei até aqui. Sei que é muito difícil para minha esposa. Meus filhos não sabem que estou aqui. Eles não entendem a guerra".
 

Ajuda financeira 

 
A ucraniana Elina Svitolina, de saia azul e blusa amarela - as cores de seu país - venceu a russa Anastasia Potapova nessa terça-feira, no torneio WTA em Monterrey, no México. Após a partida, declarou: "Toda premiação que eu ganhar aqui irá para o exército". Muito emocionada, ela foi aplaudida pela plateia.

A tenista ucraniana Elina Svitolina, de saia azul e blusa amarela disse que destinará a premiação do torneio de Monterrey, no México, para o exército de seu país
foto: Vincenzo PINTO / AFP

A tenista ucraniana Elina Svitolina, de saia azul e blusa amarela disse que destinará a premiação do torneio de Monterrey, no México, para o exército de seu país

"Atualmente estou longe de vocês, longe de meus entes queridos, longe de meu povo, mas meu coração está completamente cheio de vocês", havia escrito no dia anterior no Twitter. "Eu sou a Ucrânia, nós somos a Ucrânia".

Ela recebeu o apoio da campeã russa Anastasia Pavlyuchenkova, que expressou seu "desacordo" com a guerra. "Não tenho medo de dizer qual é a minha opinião. Sou contra a guerra e a violência".

Vários jogadores da Seleção Ucraniana de Futebol - incluindo Oleksandr Zinchenko e Andriy Yarmolenko – pediram "resistência" contra a invasão russa, em vídeo publicado pela Federação Ucraniana (UAF). 

"Pedimos a todos no futebol que se oponham à propaganda russa, que mostrem e digam a verdade sobre a guerra na Ucrânia por todos os meios possíveis", lançaram 13 jogadores da "Zbirna".

Zinchenko (Manchester City), Yarmolenko (West Ham), Ruslan Malinovskyi (Atalanta Bergamo) ou Andriy Pyatov (Shakhtar Donetsk) aparecem no vídeo de dois minutos, intercalado com imagens do conflito.

Vários deles arrecadaram 500 mil euros para as forças armadas ucranianas.

O treinador ucraniano do clube moldavo Sheriff Tiraspol, Yuriy Vernydub, voltou ao seu país para ajudar a defendê-lo.

E o assistente técnico ucraniano do Dinamo de Moscou, Andriy Voronin, se demitiu e partiu para a Alemanha. Ele disse ao jornal alemão "Bild" que "não poderia mais trabalhar no país que está bombardeando (sua) terra natal". 

Palavras que lembram as de Ivica Osim, filho de Sarajevo, para explicar sua renúncia ao cargo de técnico da Iugoslávia em 1992.

Manifestação de estrelas


Andriy Shevchenko, ex-atacante do Dynamo Kiev, do Milan e ex-técnico da Ucrânia, é muito ativo nas redes sociais onde publica diariamente mensagens de apoio ao seu país.

Bola de Ouro em 2004, o ex-jogador, que atuou no Chelsea no final da carreira, participou de uma manifestação no domingo em Londres, onde posou para foto com um de seus filhos e a bandeira ucraniana nas costas.

Na noite de terça-feira, antes do jogo de ida da Copa da Itália entre AC Milan e Inter (0 a 0), o ex-craque rossonero apareceu em uma mensagem de vídeo, envolto em amarelo e azul, e pediu paz, sob os aplausos de San Siro.

Depois de se aposentar do esporte, Shevchenko tentou a política, mas não conseguiu se tornar membro do parlamento da Ucrânia em 2012.

Mais discretamente, Serguey Bubka, lenda do salto com vara e presidente do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia (NOC), transmitiu no Twitter o pedido para excluir os atletas russos e bielorrussos das competições esportivas internacionais lançado ba segunda-feira pelo Comitê Olímpico Internacional.

Em mensagem anterior, no terceiro dia da invasão russa da Ucrânia, o primeiro homem a cruzar uma barra de 6 metros agradeceu às mensagens de apoio de todo o mundo. "A guerra deve terminar, a paz e a humanidade devem prevalecer", acrescentou.



Compartilhe