Com investimento de mais de US$ 1 bilhão, Museu Olímpico e Esportivo do Catar tem 19 mil metros quadrados
O Catar inaugurou, nesta quarta-feira, um dos maiores museus dedicados ao esporte mundial, a oito meses da realização da Copa do Mundo de 2022 e a dois dias do sorteio dos grupos do torneio.
Construído com um investimento de mais de 1 bilhão de dólares (R$ 4,7 bilhões), o Museu Olímpico e Esportivo do Catar tem 19 mil metros quadrados e está localizado junto a um dos estádios que receberão jogos do Mundial.
foto: Karim Jaafar/AFP
Museu tem acervo de mais de 17 mil itens de diversas modalidades esportivas
O acervo conta com 17 mil itens. Entre eles, destaque para uma camisa autografada por Pelé, um par de luvas de boxe usado por Mohamed Ali quando ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e uma Ferrari pilotada pelo heptacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher.
A inauguração do museu é parte de uma campanha do governo do Catar para torná-lo uma referência cultural, em paralelo à realização de grandes eventos esportivos. Segundo seu diretor, Abdulah Al Mulla, o local também tem como objetivo valorizar o legado esportivo do país e documentar todos os resultados dos atletas da nação.