2

Após dois anos sem provas, Iron Runner retorna com etapa em Inhotim

Edição de 2022 será no dia 2 de julho, em Brumadinho, com percursos de 7km, 14km e 21km; mais de mil inscritos são esperados para a prova

22/06/2022 13:28 / atualizado em 22/06/2022 13:42
compartilhe
Edição de 2022 do Iron Runner está marcada para 2 de julho
foto: Reprodução/Iron Runner

Edição de 2022 do Iron Runner está marcada para 2 de julho

Após mais de dois anos sem eventos devido à pandemia, o Iron Runner voltará a ser realizado em 2022. A prova ocorrerá no no Museu Inhotim, em Brumadinho, no dia 2 de julho, com desafios de percursos de 7km, 14km e 21km para os corredores em um cenário de beleza natural e arte.


Em 2019, na última edição do Iron Runner antes da pandemia, o fluxo de pessoas movimentou Brumadinho em várias etapas da cadeia econômica. Localizado a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o espaço abre as portas para corredores de todo o Brasil. A retomada é a grande motivação da atual edição do Iron Runner.

Para o organizador do Iron Runner 2022, Lucas Fonda, a opção pela saúde se tornou uma necessidade de sobrevivência em tempos de pandemia e isolamento social. "Muita gente começou a praticar mais esportes e a se cuidar mais durante a pandemia, buscaram na corrida uma maneira de descompressão e alívio, além de quem já praticava esse hábito", comentou 

"Apesar de ser uma prova realizada em um ambiente bucólico e charmoso, a prova é extremamente desafiadora e exige do atleta um nível de resistência a altura da marca Iron. Uma medalha que de fato tem um valor especial para aqueles que concluírem a prova", explica Lucas Fonda.

De acordo com a organização do Iron Runner 2022, a expectativa é que mil pessoas se inscrevam na prova para os percursos de 7k, 14k e 21k. Outro ponto para a realização da prova no museu é o fomento da economia local de Brumadinho, segundo a proposta dos idealizadores. A cidade vive a reconstrução desde o rompimento da barragem da Mina do Feijão, no dia 25 de janeiro de 2019.

"Esta competição aqui na cidade é algo especial. É algo único. É uma prova importante dentro do nosso calendário municipal, uma vez que atrai turistas de todo o Brasil para Brumadinho. Depois do que aconteceu em nossa cidade, queremos que as pessoas fiquem sabendo que o município está de portas abertas. Queremos que todos aqueles que apreciam a cultura, o lazer e o esporte venham para Brumadinho para participar da competição", afirmou o secretário de Esportes do município, Vanilson Porfírio.

Tipos de terrenos da prova 


O Iron Runner é uma prova de Trail Run, o que significa que a corrida passa por diferentes tipos de terreno. Incluindo subidas e descidas, nos percursos de 7km, 14km e 2km. Na etapa de 2022, o atleta vivenciará variados trechos, passando por matas fechadas, estradões, jardins e florestas nativas. O percurso se divide entre áreas de visitação do parque passando por galerias e obras do Inhotim e trilhas do seu entorno. O piso também será muito variado passando por calçamentos em PVS, cascalho, terra batida e gramados. 


Compartilhe