2

6 pilotos brasileiros para ficar de olho para um futuro na F1

Brasileiros são destaques nas categorias de base da F1. Veja quem são;

05/08/2022 14:14 / atualizado em 05/08/2022 14:38
compartilhe
Felipe Drugovich disputa a Fórmula 2
foto: Felipe Drugovich/Arquivo Pessoal

Felipe Drugovich disputa a Fórmula 2


O ano de 2022 está sendo um momento de alívio e empolgação para aqueles que tanto sonham em ver um brasileiro como parte do grid da Fórmula 1, algo que não acontece desde Pietro Fittipaldi em 2020 e Felipe Massa como último titular de temporada completa em 2017.

Apesar do hiato de cinco anos, os brasileiros são atuais destaques nas categorias de base, ou seja, na "escada" para a F1.

Porém, quem são eles? Onde correm? Por que se destacam? Confira a lista abaixo.
 
 

6 pilotos brasileiros para ficar de olho


1 - Felipe Drugovich
Felipe Drugovich disputa sua terceira temporada na Fórmula 2, o último degrau da escada para a F1. Nascido em Maringá (PR), o piloto da MP Motorsport é o atual líder do campeonato, com 180 pontos, quatro vitórias e sete pódios.

2 - Enzo Fittipaldi
Em sua primeira temporada completa na F2, Enzo Fittipaldi é outro destaque na categoria. Quarto colocado no campeonato de pilotos com 100, Fittipaldi guia pela Charouz Racing System, uma equipe que não é considerada de ponta, mas já angariou cinco pódios na F2, sendo dois deles na última etapa na Hungria, ambos em segundo lugar.

3 - Caio Collet
Membro da Academia de Pilotos da Alpine, Caio Collet acelera em sua segunda temporada na FIA Fórmula 3. No último fim de semana, em Hungaroring, na Hungria, Collet conquistou sua primeira vitória na categoria, depois de uma corrida sob chuva forte. Após largar da quarta posição, o paulistano cruzou a linha de chegada 8s a frente do segundo colocado, tendo antes feito impressionantes ultrapassagens.

4 - Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto acelera na Fórmula Regional Europeia by Alpine e atualmente faz sua segunda temporada na categoria. O paulistano está na sexta colocação do campeonato, tendo conquistado bons resultados juntamente à equipe francesa R-Ace GP. Bortoleto, inclusive, venceu no último sábado, em Spa-Francorchamps.

5 - Rafa Câmara
Em seu primeiro ano nos monospotos, Rafa Câmara tem se destacado bastante tanto na Fórmula 4 Italiana, quanto na Fórmula 4 ADAC (Alemã). O brasileiro corre pela dominante PREMA Racing e é vice-líder do campeonato italiano, com 183 pontos, duas vitórias e oito pódios.

6 - Kiko Porto
O atual nome brasileiro promissor no conhecido "Road To Indy", Kiko Porto acelera na Indy Pro 2000, categoria intermediária no caminho para a IndyCar, e é um nome a não ser descartado dentre os brasileiros que caminham em direção à F1.

Nos últimos anos, cada vez mais vemos as relações entre a F1 e a IndyCar se aproximarem, com rumores de pilotos como Alex Palou, Pato O'Ward, Colton Herta, entre outros. Não é de se descatar, portanto, o nome de Kiko Porto. O pernambucano consagrou-se campeão da USF2000 em 2021 e faz uma temporada consistente na IndyPro 2000, tendo conquistado sua primeira vitória em Mid-Ohio.

Compartilhe