2

Filipe Toledo bate Ítalo Ferreira e fatura inédito título mundial de surfe

Filipinho superou o campeão olímpico em final brasileira da WSL Finals, em Lower Tresties, na Califórnia, e entrou para seleto grupo

08/09/2022 20:36
compartilhe
Filipe Toledo, o Filipinho, derrotou o campeão olímpico Ítalo Ferreira na decisão
foto: Reprodução/WSL

Filipe Toledo, o Filipinho, derrotou o campeão olímpico Ítalo Ferreira na decisão


Nesta quinta-feira, o Brasil aumentou sua lista de campeões mundiais de surfe. Em final brasileira, Filipe Toledo derrotou Ítalo Ferreira, atual campeão olímpico e campeão mundial em 2019, na final da WSL Finals, em Lower Trestles, na Califórnia (EUA), e conquistou o título da categoria.

Após ser melhor que o compatriota nas duas primeiras baterias, Filipinho, como é conhecido, nem precisou disputar a terceira para se consagrar campeão. Esta foi a primeira vez que o brasileiro levantou o troféu após nove anos na elite do surfe mundial.

Aos 27 anos, Filipe Toledo se destaca desde sua estreia na categoria, em 2013. No ano passado, o surfista de Ubatuba, litoral de São Paulo, bateu na trave e ficou com o vice, após perder a final para o também brasileiro Gabriel Medina.



Filipe Toledo entra para seleto grupo 


Agora, Filipinho se torna o quarto brasileiro a atingir o topo do surfe mundial. Além dele, Gabriel Medina possui três títulos, Adriano de Souza e Ítalo Ferreira conquistaram um cada. Assim, ao todo, o Brasil acumula seis títulos mundiais da WSL.

Presente entre os quatro melhores do mundo nas últimas três temporadas, Filipe Toledo foi dominante em 2022. Venceu as etapas de Bells Beach e Saquarema, além da que lhe garantiu o título. Na final, fez 15,13 a 14,97 em primeira bateria apertada. Já na decisiva, somou 16,50 contra 14,93 de Ítalo. Antes mesmo do estouro do tempo, o campeão já estava completamente emocionado.


Compartilhe