2

Favorita, Rayssa Leal vence competição de skate no Recife

Estrela brasileira conquistou a terceira e última etapa do STU National e completou a festa do público que invadiu o complexo de skate da Rua da Aurora

18/09/2022 19:47
compartilhe
Rayssa Leal ficou em primeiro lugar com a nota 18,78
foto: Arquivo Pessoal/Redes Sociais

Rayssa Leal ficou em primeiro lugar com a nota 18,78

Rayssa Leal ainda conquistou a terceira e última etapa do STU National e completou a festa do público que invadiu o complexo de skate da Rua da Aurora, em Recife (PE). O título do circuito nacional, porém, ficou com Gabi Mazetto. Outro que também teve um dia perfeito e especial na modalidade Street foi João Lucas Alves, o Xuxu, campeão da etapa e do brasileiro.

Na final, após a apresentação das oito skatistas, que têm direito a duas voltas de 45 segundos e quatro manobras para cada uma (vale a melhor volta e as duas melhores manobras), as quatro mais bem pontuadas avançam para a Super Final. Neste grupo seleto, Rayssa confirmou o melhor desempenho e foi campeã com a nota 18,78. Carla Karolina terminou em segundo e Marina Gabriela completou o pódio. No fim, a campeã da etapa, feliz por correr na sua Região Nordeste, já se sentia em casa.

"Já estou até com o sotaque aqui de Pernambuco", brincou. "Sou do Maranhão, estou aqui há poucos dias, tivemos uma recepção maravilhosa, e fico feliz demais em ver o skate chegar com essa força aqui no Nordeste. Mais importante do que vencer é andar com alegria ao lado das minhas amigas, e com a presença dos meus pais e meu irmão. Agora, vamos todos nos preparar para o Open, no Rio de Janeiro, nas próximas semanas", disse Rayssa, referindo-se ao STU Open Rio, que será realizado na primeira quinzena de outubro.

Rayssa, que não disputou a segunda etapa, em Porto Alegre, terminou o circuito como vice-campeã, com 24.000 pontos. A campeã foi Gabi Mazetto, terceiro lugar em Criciúma, campeã na capital gaúcha e, agora, quarto lugar no Recife, terminando com 28.000 pontos. Quando a etapa chegou ao fim, e ela não pegou pódio pela primeira vez, foi pega de surpresa ao saber que, com a pontuação que acabara de fazer, era ela a campeã de 2022.

"A ficha demorou a cair. Nem tinha me tocado. Batalhei bastante por isso, estou voltando para o game, estou aí firme e forte. Foi minha primeira vez aqui no Recife, muito da hora essa galera que manteve a energia lá em cima o tempo todo, não parou de torcer um só minuto e só agradeço", disse ela, que também sentiu uma emoção diferente quando toda a torcida cantou os parabéns para ela, no meio de uma volta, por ter completado 25 anos na sexta-feira. "Nunca poderia imaginar. E foi um dos melhores parabéns da minha vida. Vai ficar guardado na minha memória".

Na final do Street masculino, João Lucas Alves, Eduardo Neves, Júlio Zanotti e Gabryel Aguilar avançaram com as melhores notas para a Super Final. Mas quem levou a melhor mesmo e garantiu não só o título da etapa como do circuito brasileiro foi Xuxu, que já liderava a classificação geral e garantiu os troféus. Ele terminou a temporada 2022 com 26.500 pontos, com o vice-campeão Eduardo Neves com 19.092 e o terceiro Gabryel Aguilar com 16.500.

"Esse fim de semana foi bem intenso, de muito skate na veia. Estou muito feliz por ter encontrado meus amigos e ter andado com eles. E de ter elevado meu nível e ter me superado. E o skateboard é isso. Nós levamos essa força com a gente e a mostramos para o público. Tudo isso é resultado do trabalho que venho fazendo, tanto a saúde mental como a corporal. Agora é melhorar cada vez mais minha técnica para que eu chegue bem nas classificatórias olímpicas. Vou atrás de outros bons resultados para realizar meu sonho de disputar uma Olimpíada", contou João Lucas Alves.

Exemplo de vida

O domingo de competições no Recife foi aberto com o paraskate, na modalidade Street,. Dos nove participantes, quem levou a melhor, com a nota 23,54, foi o curitibano Ítalo Romano, de 32 anos. No skate desde 2001, ele conta que teve como grande inspiração Og de Souza, quando o viu andando e disse que queria ser igual a ele. E conseguiu. Profissionalizou-se, ganhou a ajuda de patrocinadores (por conta da pandemia, perdeu boa parte deles) e se orgulha em seguir firme e forte na carreira.

"Foi muito legal poder apresentar a nossa modalidade, de pessoas com deficiência, para o público aqui no Recife também. É importante essa interação, porque muita gente reclama da vida, muitas vezes por coisas pequenas, e hoje têm a chance de ver pessoas como eu, sem as duas pernas, vivendo e fazendo o que nos dá prazer. É um tapa na cara. Para nós, é gratificante", afirmou Ítalo, que teve Vini Sardi e Tony Alves ao seu lado no pódio.

RESULTADO SUPER FINAL STREET FEMININO

1 - Rayssa Leal - 18,78
2 - Carla Karolina - 13,02
3 - Marina Gabriela - 12,614 - Gabriela Mazetto - 9,66

RESULTADO SUPER FINAL STREET MASCULINO

1 - João Lucas Alves

2 - Eduardo Neves

3 - Julio Zanotti

4 - Gabryel Aguilar

5 - Wallace Santos

6 - Sebastian Simonetto

7 - Luiz Neto

8 - Luiz Francisco Mariano

RESULTADO FINAL PARASKATE (STREET)

1 - Italo Romano - 23,54

2 - Vini Sardi - 21,97

3 - Tony Alves - 20,82

4 - Ruanzito Silva - 19,72

5 - Adriano Onaaird - 15,87

6 - Og de Souza - 11,49

7 - Nando Araújo - 9,38

8 - Ana Vitoria - 8,87

9 - Igor Barbosa - 3,05

Compartilhe