2

Quais atletas se posicionaram contra terrorismo bolsonarista em Brasília

Lista de personalidades do esporte que condenaram publicamente os ataques antidemocráticos é escassa; maioria preferiu se calar

09/01/2023 11:50 / atualizado em 09/01/2023 13:11
compartilhe
Novo atacante do Atlético, Paulinho condenou os atos terroristas de bolsonaristas
foto: Pedro Souza/Atlético

Novo atacante do Atlético, Paulinho condenou os atos terroristas de bolsonaristas

Poucos atletas se manifestaram publicamente contra os atos terroristas de bolsonaristas, que nesse domingo (8/1) atacaram as sedes dos três poderes em Brasília. O Superesportes listou alguns deles na galeria abaixo.

Atletas e ex-atletas que se posicionaram contra ato golpista de bolsonaristas em Brasília



Novo atacante do Atlético, Paulinho é exceção em um ambiente majoritariamente bolsonarista entre atletas de futebol no Brasil.

"Inadmissível o que aconteceu em Brasília. Que todos esses golpistas sejam punidos!", escreveu o jovem de 22 anos no Twitter.

Ainda no futebol, o também atacante Raphinha, do Barcelona e da Seleção Brasileira, condenou os atos antidemocráticos ao compartilhar um conteúdo antirracista. Pouco depois, a mensagem foi apagada.

São dois raros casos de jogadores de futebol ainda em atividade que se posicionaram. A maioria preferiu não comentar.

Entre ex-jogadores, nomes como Romário, Elias, Juninho Pernambucano e Walter Casagrande condenaram o ataque bolsonarista.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nota em que "repudia veementemente" que a camisa da Seleção Brasileira "seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo".



Outros esportes


Também raros, alguns nomes de outros esportes utilizaram as redes sociais para se posicionar.

Lenda do vôlei brasileiro, a ministra do Esporte do governo Lula (PT), Ana Moser, classificou os atos como um "ataque à democracia" e cobrou punição a quem realizou, apoiou e divulgou as ações.

Joanna Maranhão (ex-nadadora), Luciano Corrêa (ex-judoca), Verônica Hipólito (atleta) e Diogo Silva (ex-lutador de taekwondo) engrossam a lista de críticos, que conta também com o ex-jogador de vôlei Gustavo - que apoiou Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.

Esportistas bolsonaristas


Personalidades relevantes para o esporte nacional que declararam apoio a Bolsonaro contra Lula não se posicionaram nas redes sociais até a atualização mais recente desta reportagem.

São os casos, por exemplo, do zagueiro Thiago Silva (Chelsea), do volante Felipe Melo (Fluminense) e dos atacantes Lucas Moura (Tottenham) e Neymar (PSG).

Houve ainda aqueles que contemporizaram, ironizaram ou relativizaram a gravidade dos atos antidemocráticos, como a ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel, o ex-atacante Kléber Gladiador e o ex-goleiro Marcos.
Compartilhe