Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Movimento que busca resgatar amor pela seleção estará presente em amistoso nos Aflitos

Criado em 2008, Movimento Verde Amarelo e já lançou 'hits' como 'Mil Gols" e "Único Penta é o Brasilzão" cantados pela torcida nas Copas de 2014 e 2018

postado em 09/10/2019 21:50 / atualizado em 09/10/2019 21:57

<i>(Foto: Arquivo pessoal)</i>
Ao longo dos anos, o povo brasileiro sempre teve uma relação de amor com a seleção. Sempre teve como ídolos, jogadores que fizeram história com a camisa amarela. No entanto, nos últimos anos vem acontecendo uma espécie de distanciamento da torcida com o time nacional. Com partidas no País cada vez mais raras, os ídolos parecem vir acompanhados de um prazo de validade e a paixão esfriou. Buscando reverter esse quadro e resgatar o sentimento de amor pela seleção foi criado, em 2008, o Movimento Verde Amarelo, que estará presente nas arquibancadas dos Aflitos, nesta quinta-feira, no amistoso da seleção sub-23, contra a Venezuela.

O grupo, que conta com várias “embaixadas” espalhadas dentro e fora do País, entre elas em Pernambuco, promete comparecer ao segundo amistoso do time olímpico no Estado, marcado para a próxima segunda-feira, às 16h, contra o  Japão, na Arena..

O movimento ganhou bastante visibilidade com a criação da música “Mil Gols”, durante a Copa do Mundo de 2014, sediada pelo Brasil. A canção é lembrada e cantada até hoje pela torcida verde e amarela. Mais recentemente, na Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, outro destaque foi a música “Único penta é o Brasilzão”, que recorda os mundiais conquistados pela seleção e seus ídolos e que também caiu nas graças da torcida.

O grupo também se fez presente na Copa América da Argentina, em 2011, nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e também na Copa das Confederações de 2013, na Olimpíada de 2016 e na Copa América deste anos. Todas realizadas no Brasil.

A embaixada pernambucana foi criada no início de junho, e segundo o embaixador estadual Paulo Machado, serve como “modelo”, por causa das muitas ações elaboradas em pouco tempo de fundação. “A gente acredita que o esporte é um fator de inclusão e desenvolvimento social, e o trabalho do movimento é muito importante para os atletas se sentirem amparados e acolhidos.”
 
Uma causa levantada pelos membros é a igualdade na torcida pelos esportes brasileiros. Para as arquibancadas do MVA, o futebol é “apenas” mais um motivo de união. Com espaço igualado aos outros esportes. “Além da Seleção Brasileira de futebol, a gente acompanha outros esportes, já fomos para mundial de basquete, futsal down, jogos de handebol e vôlei, pólo aquático, luta de muay thai e rugby”, enumera Paulo.
 
O representante, contou ainda que a iniciativa não possui fins lucrativos, e além da atuação nas arquibancadas, o movimento é destacado também por outros acontecimentos, como oficinas de bateria, projetos sociais, visita a hospitais, doação de sangue, recepção das delegações em hotéis e coleta de lixo nos estádios.