Seleção

CORONAVÍRUS

Presidente da Liga pede pelo retorno da Copa do Nordeste: 'Só ela é o patinho feio?"

Segundo Eduardo Rocha, "é dever de todo desportista nordestino lutar pela volta da Copa do Nordeste". CBF não se pronunciou sobre assunto

postado em 21/05/2020 18:55

(Foto: Gustavo Simão/Fortaleza)
Dentre as muitas indefinições sobre a volta do futebol no Brasil por conta da pandemia do novo coronavírus, uma competição parece ter seu retorno ainda mais ameaçado. Trata-se da Copa do Nordeste, que foi interrompida quando ainda faltava uma rodada para o término da primeira fase. Em reserva, alguns dirigentes ouvidos pela reportagem reconhecem o receio do Regional não ser retomado pelo aperto no calendário. Mesma possibilidade falada abertamente pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.

Nesta quinta-feira, o Diario de Pernambuco procurou ouvir os dois lados que, de fato, têm poder de decisão à respeito da competição. A Liga do Nordeste e a CBF. E as duas entidades jogaram uma para a outra a responsabilidade sobre o futuro do torneio. Via o seu departamento de comunicação, a CBF informou que “qualquer comunicação (sobre a Copa do Nordeste) será via Liga (do Nordeste)”. Por sua vez, o presidente da Liga, Eduardo Rocha, afirmou que a decisão sobre a retomada ou não do Nordestão cabe exclusivamente à CBF.

Apesar de se mostrar confiante na volta do Regional, Eduardo Rocha também aproveitou para fazer um apelo. Segundo ele, “é dever de todo desportista nordestino lutar pela volta da Copa do Nordeste”. “Temer, eu temo até que o mundo não volte. Sobre a competição, quem vai definir é a CBF, não é a liga. Eu ter o temor ou deixar de ter o temor não vai modificar nada”, iniciou o presidente. 

“Eu não sei qual a solução irá ser dada para todas as competições. Mas dentro da volta do futebol eu tenho certeza que a Copa do Nordeste vai acontecer. Ou será que só ela é o patinho feio? Acho que a volta da Copa do Nordeste deveria ser uma exigência do futebol nordestino, por parte de todos os bons esportistas da região.  O torcedor, o dirigente de clube e de federação, a imprensa...aquele que quer o bem do futebol do Nordeste, deveria priorizar o retorno e o cumprimento da Copa do Nordeste”, discursou.

Pelo regulamento geral das competições da CBF, a última rodada da primeira fase do Nordestão deverá ser realizada com todos os oitos jogos no mesmo dia e horário. O que, diante do cenário da pandemia, é visto como um dificultador ainda maior. Apenas Fortaleza e Bahia, ambos no Grupo A, estão classificados para antecipadamente para as quartas de final, com os três representantes de Pernambuco: Náutico, Sport e Santa Cruz, ainda com chances de também avançarem.

Última rodada da 1ª fase

Sport x Confiança
Bahia x Náutico
River x Santa Cruz
ABC x CSA
Freipaulistano x Imperatriz
CRB x Ceará
Fortaleza x América-RN
Botafogo-PB x Vitória