2

Dominante, Brasil goleia Paraguai em jogo marcado por briga no Mineirão

Em partida com ampla superioridade ofensiva, time do técnico Tite faz 4 a 0 com belos gols de Raphinha, Philippe Coutinho, Antony e Rodrygo

01/02/2022 23:25 / atualizado em 02/02/2022 12:00
compartilhe
Coutinho deixou sua marca no Mineirão em goleada sobre o Paraguai
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press

Coutinho deixou sua marca no Mineirão em goleada sobre o Paraguai



Em campo, há pouco o que reclamar. Dominante, o Brasil fez valer a superioridade técnica diante da frágil Seleção Paraguaia na noite desta terça-feira. Diante de pouco mais de 30 mil pessoas no Mineirão, os comandados do técnico Tite golearam por 4 a 0, com belos gols de Raphinha, Philippe Coutinho, Antony e Rodrygo, em partida válida pela 16ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar.

Brasil 4 x 0 Paraguai: fotos da goleada no Mineirão pelas Eliminatórias





Fora das quatro linhas, um episódio lamentável manchou a noite inspirada da Seleção Brasileira. Ainda no primeiro tempo, torcedores organizados de Atlético e Cruzeiro brigaram nas arquibancadas. Segundo informações preliminares da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), mais de 20 pessoas foram detidas.

De olho na Copa


Já classificado para o Mundial, o líder Brasil chega aos 39 pontos em 15 partidas. São 12 vitórias, três empates e nenhuma derrota. O Paraguai segue com 13, na penúltima posição, e não tem mais chances de disputar a Copa.

Os próximos compromissos da Seleção Brasileira serão no fim de março. O time de Tite enfrenta Chile (em casa) e Bolívia (fora) nas duas últimas rodadas das Eliminatórias. Já o Paraguai recebe o Equador e visita o Peru.

Raphinha desequilibra


Os minutos iniciais tiveram de tudo no Mineirão: gol anulado após longa consulta ao VAR, chance inacreditável perdida, briga generalizada nas arquibancadas... Debaixo de chuva em BH, a Seleção Brasileira começou bem. Intensa, não demorou a criar oportunidades claras - e de marcar.

Raphinha, autor do primeiro gol do Brasil, foi um dos destaques da Seleção Brasileira no Mineirão
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press

Raphinha, autor do primeiro gol do Brasil, foi um dos destaques da Seleção Brasileira no Mineirão



Logo a um minuto e meio, Raphinha passou entre dois marcadores e finalizou com precisão para abrir o placar. O lance, no entanto, foi invalidado após indicação do árbitro de vídeo: o atacante do Leeds United havia tocado o braço na bola.

Raphinha, aliás, foi o jogador mais perigoso do Brasil na etapa inicial. Depois de perder um gol debaixo das traves, o velocista driblou Junior Alonso, ex-Atlético, e bateu firme, rasteiro, para vencer Antony Silva e fazer 1 a 0 aos 27'. A jogada começou nos pés de Marquinhos, que fez belo lançamento.



Em vantagem, a Seleção Brasileira passou a exibir maior supremacia técnica. Chapéu, caneta e bonitas tabelas empolgaram os torcedores, já mais calmos nas arquibancadas após a confusão nos minutos iniciais. Mas o placar não mudou.

Domínio mantido


O domínio brasileiro continuou na etapa complementar. E a superioridade refletiu no placar por meio dos pés de um "xodó" do técnico Tite: Philippe Coutinho.

Muito contestado, o meia, que já fazia boa partida, acertou um chutaço de longe e marcou o segundo gol diante do Paraguai, aos 17 minutos.

Muito aplaudido pela torcida que foi ao Mineirão, o armador ganhou pontos na disputa por uma vaga na Copa. E os minutos que restaram no segundo tempo foi exatamente de testes de olho no Catar.

Tite rodou o time e deu oportunidades a Gabriel Jesus, Everton Ribeiro (ex-Cruzeiro), Bruno Guimarães, Rodrygo e Antony.



E os dois últimos mostraram a que vieram. Antony, em um belíssimo chute colocado aos 40', e Rodrygo, após bonita construção coletiva na sequência, deram números finais à partida.

Goleada brasileira e mais três pontos para o líder das Eliminatórias, que tenta ajustar os detalhes para lutar pelo sonhado hexa.

Fotos da torcida na goleada do Brasil sobre o Paraguai no Mineirão



BRASIL 4 X 0 PARAGUAI


Brasil
Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Telles; Fabinho, Lucas Paquetá (Rodrygo, aos 36' do 2ºT) e Philippe Coutinho (Bruno Guimarães, aos 27' do 2ºT); Raphinha (Everton Ribeiro, aos 36' do 2ºT), Vinícius Júnior (Antony, aos 15' do 2ºT) e Matheus Cunha (Gabriel Jesus, aos 15' do 2ºT)
Técnico: Tite

Paraguai
Antony Silva; Robert Rojas (Escobar, no intervalo), Fabián Balbuena, Junior Alonso e Arzamendia (David Martínez, no intervalo); Ojeda, Mathías Villasanti (Benítez, aos 23' do 2ºT) e Richard Sánchez (Enciso, aos 41' do 2ºT); Braian Samudio, Almirón e Carlos González (Sanabria, aos 23' do 2ºT)
Técnico: Guillermo Barros Schelotto

Motivo: 16ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar (2022)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: terça-feira, 1º de fevereiro de 2022, às 21h30 (de Brasília)

Gols: Raphinha, aos 27' do 1ºT, Philippe Coutinho, aos 17', Antony, aos 40', e Rodrygo, aos 42' do 2ºT (BRA)
Cartões amarelos: Arzamendia, aos 19', Villasanti, aos 48' do 1ºT, e Junior Alonso, aos 32' do 2ºT (PAR)

Público: 32.344 torcedores
Renda: R$ 2.894.830,00

Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Patricio Loustau (ARG)

Compartilhe