Seleção
None

COPA DO MUNDO

Expansão da cobertura do Novo Mineirão começa a ser executada

Mais de 500 peças serão instaladas, totalizando mil toneladas

postado em 02/05/2012 17:40 / atualizado em 02/05/2012 18:43

Sylvio Coutinho/Divulgação

Em breve, o Mineirão ganhará um aspecto mais moderno. Isso se deve à instalação da nova cobertura, que será expandida em 26 metros com a colocação de uma estrutura metálica e de treliças para proteger os assentos do novo anel inferior, próximos ao gramado. 


As novas treliças tubulares de aço receberão uma membrana translúcida e auto-limpante em sua parte superior. O material, feito de dióxido de titânio, permite a passagem de luz natural e oferece maior resistência contra intempéries, além de ser mais econômico, de acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Minas (Secopa).

Mais de 500 peças serão instaladas, totalizando mil toneladas. O projeto da nova cobertura do Mineirão foi concebido pela empresa Engeserj. As treliças são de fabricação norte-americana, empregadas também no estádio de Durban, na África do Sul.

O trabalho de reforço da estrutura atual começou em outubro de 2011. Cabos tensionados farão a sustentação da nova cobertura metálica. A instalação das peças será executado até novembro por cerca de 100 operários especializados, incluindo profissionais com formação em montanhismo.

“Será uma nova cobertura feita com material leve, resistente e econômico, empregando tubos padronizados oferecidos pelo mercado, sem a necessidade de mandar produzi-los, por exemplo, em metalurgia”, explica José Severiano Braga da Silva, gerente de operações da obra.

Esta semana, a obra de modernização do Mineirão atingiu o pico com dois mil operários. A execução chegou a 58%. De acordo com o governo de Minas, cerca de 80% das peças da esplanada já foram instaladas ao redor da fachada.

A seguir, alguns números sobre a execução:

- arquibancada inferior (30% da execução);
- bares e banheiros já receberam acabamento de reboco e piso (80% da execução);
- instalação do novo fosso de segurança (90% da execução)

Tags: novomineirao