Alencar da Silveira Jr., presidente do América e deputado estadual de Minas Gerais (Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)

Presidente do América desde fevereiro de 2021, Alencar da Silveira Jr. tentará seguir como deputado estadual de Minas Gerais nas eleições gerais de 2022. Alencar, que também presidiu o Coelho de 2015 a 2017, atua como parlamentar mineiro desde 1995.




Alencar atuou como vereador de Belo Horizonte antes de ingressar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e vai permanecer no PDT para disputar a reeleição no pleito de 2022, em 2 de outubro. Ao Superesportes, o dirigente e político afirmou que está confiante em nova vitória.

"A expectativa é boa, tenho minha base consolidada. Estou muito otimista, tenho um grupo forte e que sempre me apoiou. Apesar da pandemia, mantive meus eleitores e até cresci minha base, agora até com novos prefeitos", afirmou.

O deputado seguirá como presidente do América até o fim de 2023. Alencar vê de perto o Coelho fazer história e disputar, pela primeira vez em 109 anos, a Copa Libertadores - a estreia no Grupo B do torneio será às 19h desta quarta-feira, diante do Independiente del Valle-EQU, no Independência, em Belo Horizonte.




Ele diz que o time está preparado para a sequência da competição internacional e demais torneios, como Série A do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

"O Coelhão tem que consolidar agora uma posição que vem de antes. A gente sabe que não vai ser fácil fazer três competições desse nível, já vão ser nove jogos em abril. Mas o elenco está preparado, e não vamos tirar o olho do Campeonato Brasileiro", disse, em referência ao fato de o América ter passado por duas etapas preliminares (contra Guaraní-PAR e Barcelona-EQU) antes de chegar à fase de grupos da Libertadores.

O América estreia no Brasileirão no domingo, às 19h, contra o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis. Já na Copa do Brasil, o Coelho entra direto na fase de 16-avos de final e duela, pela ida, com o CSA, em 19 de abril, no Rei Pelé, em Maceió. 

No Campeonato Mineiro, encerrado no sábado, a equipe americana terminou em quinto lugar na fase classificatória e não avançou às semifinais.