América atualizou o Conselho Consultivo na noite dessa quinta-feira (Foto: Mourão Panda / América)


O América avançou nas negociações para vender parte da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) ao empresário norte-americano Robert Platek, dono do Spezia da Itália. O possível investidor do clube mineiro também é proprietário do Casa Pia, de Portugal, e do Sonderjyske, da Dinamarca. O acordo pode ser fechado ainda neste mês.




Alguns grupos estão sondando a situação, mas apenas Platek sinalizou realizar uma proposta nos próximos dias. O nome foi divulgado primeiramente pela Rádio Itatiaia e confirmado pelo Superesportes nesta sexta-feira (8).

Assim como os demais investidores, o norte-americano foi mapeado pela Ernst & Young, empresa que presta serviços de auditoria, impostos, transações e consultoria. Ele sinalizou concordar com as exigências feitas pela diretoria alviverde, que aguarda uma proposta oficial.

A partir disso, o clube estipulou um prazo para que essa oferta seja entregue. A expectativa é que, caso as cláusulas estejam de acordo com o que foi apalavrado, a parceria seja finalizada ainda neste mês.




Os moldes da negociação


O Superesportes apurou que o América trabalha em ceder entre 45% a 55% das ações. A porcentagem não deverá ser um problema para a finalização do acordo.

O Coelho quer que o parceiro invista no clube por cinco anos. O valor inicial não é o problema, mas sim a quantia que será colocada no futebol e a segurança do clube para retomar a gestão, em caso de algum problema. Esses fatores já haviam sido citados por Marcus Salum, presidente do América SAF.

A cúpula alviverde já mapeou possíveis investimentos a partir da finalização do acordo, tanto em relação ao futebol quanto à estrutura. Outro ponto é que o clube não cederá nenhuma de suas propriedades, como lojas, o CT Lanna Drumond e o Independência. 




Na noite dessa quinta-feira, em reunião periódica com ex-presidentes, Salum atualizou o Conselho Consultivo sobre como estão as negociações. A reportagem apurou que os conselheiros deixaram o encontro com boas expectativas em relação à possível proposta de Platek. 

Em entrevistas concedidas recentemente, Salum disse que o América poderia surpreender a qualquer momento. O dirigente - maior responsável pelas negociações envolvendo a SAF - também já havia revelado que um dos possíveis parceiros era norte-americano e com expertise no futebol.

Por fim, vale ressaltar que essas são as ideias iniciais do clube e, que, a princípio, o investidor estaria de acordo com a maioria delas. Uma proposta formal deverá ser entregue para que o América já possa usufruir de investimentos na janela de transferências que se abre no dia 18 de julho. 




O possível investidor do América


Robert Platek se tornou proprietário do Spezia em fevereiro de 2021, após assumir 100% das ações da empresa Orlean Invest, holding do empresário italiano Gabriele Volpi.

Robert Platek (segundo da esquerda para a direita) se tornou propietário do Spezia em fevereiro do ano passado (Foto: Divulgação/Spezia)



No processo de aquisição do Spezia não houve nenhuma participação do fundo MSD Capital, somente um investimento pessoal da família Platek. 

De acordo com a imprensa italiana, Platek teria investido por volta de 22 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões na época) para fazer a aquisição. Na temporada 2021/2022, o Spezia - clube de porte baixo/médio da Itália, ficou em 16º no campeonato nacional.




Além da equipe italiana, Platek é proprietário do Casa Pia, de Portugal, e do Sonderjyske, da Dinamarca. O primeiro teve uma boa temporada, ao conseguir o acesso à Primeira Divisão, enquanto o segundo foi rebaixado. 

No final de 2019, o empresário também tentou comprar o Sunderland, da Inglaterra, mas as negociações não avançaram.