Atlético já está classificado às oitavas de final da Copa Libertadores (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Finalizada a 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético aparece como quinto melhor time da competição. Na próxima semana, o Galo, além de tentar a vitória em casa contra o Tolima, da Colômbia, vai 'secar' alguns concorrentes para ter a melhor posição possível e decidir mais confrontos em casa no mata-mata.




A liderança geral já é inalcançável para o Atlético. O Palmeiras tem 15 pontos contra 11 do Galo. Entre as duas equipes estão Estudiantes e River Plate, da Argentina, e Flamengo, todos com 13 pontos. São esses adversários que não podem vencer na última rodada caso o time mineiro queira ser o segundo melhor da fase de grupos.

Para que o Atlético chegue ao segundo lugar geral, os três times não podem vencer. A situação é complicada, já que River Plate e Flamengo jogam em casa contra os lanternas de suas chaves. Os argentinos recebem o Alianza Lima, enquanto o Rubro-Negro joga contra o Sporting Cristal. Nenhum dos times peruanos venceu ainda na competição.

Já o Estudiantes, que tem o primeiro lugar do Grupo C garantido, visitará o Vélez Sarsfield em duelo de equipes argentinas. Para avançar, o time mandante precisará vencer e torcer por um tropeço do Bragantino, que visita o Nacional, do Uruguai, na última rodada.





Veja abaixo os cenários para o Galo subir na classificação


Para ultrapassar o Estudiantes


Precisa vencer e torcer por uma derrota dos argentinos. Caso o Estudiantes empate o seu jogo, o Galo precisará bater o Tolima por dois gols de diferença - neste cenário, os dois times empatariam em saldo de gols, mas o Atlético levaria vantagem em gols marcados.

Para ultrapassar o River Plate


Precisa vencer e torcer por uma derrota dos argentinos. Caso o River Plate empate o seu jogo, o Galo precisará vencer o Tolima por três gols de vantagem - atualmente, o time argentino tem três gols a mais que o Alvinegro de saldo, mas perderia em número de gols marcados neste cenário.

Para ultrapassar o Flamengo


Precisa vencer e torcer por derrota do Rubro-Negro. Caso o Flamengo empate em casa, o Galo precisará vencer o Tolima por três gols de diferença (desde que balance as redes cinco vezes) ou por quatro gols de vantagem. O Flamengo tem três gols de saldo a mais e marcou 13 vezes na competição contra nove do Atlético. 




Quem pode ultrapassar o Atlético?


Caso não vença, o Atlético precisa ficar de olho em algumas situações. No Grupo E, Corinthians e Deportivo Cali, da Colômbia, têm oito pontos e podem chegar a 11 na última rodada, mesmo número atual do Galo. 

Já no Grupo G, o Colón, da Argentina, pode chegar a 13 pontos em caso de vitória na última rodada, ultrapassando o Galo caso ele não vença o seu jogo.

Uma terceira hipótese, essa ainda mais desastrosa, é perder a liderança do grupo para o Tolima. Os colombianos precisam vencer por três gols de diferença no Mineirão para se classificar em primeiro.