Árbitro Ramon Abatti mudou de opinião sobre pênalti após checagem no VAR (Foto: Juarez Rodrigues/EM/DAPress)


A CBF divulgou no começo da noite desta segunda-feira o áudio do VAR do jogo entre Atlético e Corinthians, no dia anterior, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi vencido pelo time paulista de virada, por 2 a 1. O lance de maior polêmica foi o pênalti sofrido pelo atacante Giovane, aos 36min do segundo tempo, após uma carga do zagueiro Junior Alonso, que originou o segundo gol corintiano.




No início da gravação é possível perceber que o árbitro catarinense Ramon Abatti Abel, que estava bem perto do lance, entendeu que foi o atacante do Corinthians que buscou o contato na hora do drible e que por isso não marcou a falta com a bola rolando. "É ele (Giovane) que busca o ataque. O jogador do ataque buscou o contato, o jogador buscou o contato", repetiu enquanto corria para o lance seguinte.

Dugout


Quando a partida parou, alguns segundos depois, Abatti foi chamado pela cabine do VAR. "Ok, Abatti, estamos checando um possível pênalti, tá? Aguarde, Abatti", avisou o auxiliar gaúcho André da Silva Bittencourt, enquanto que o árbitro de vídeo, o também gaúcho Daniel Nobres Bins, elegia os melhores ângulos para a avaliação do lance.

No vídeo da CBF se ouve que, nos minutos em que aguardava a revisão, o árbitro repete a sua decisão de campo. "Para mim o jogador de ataque faz o movimento e busca, tá? O Junior Alonso está tirando a perna", disse, sendo interrompido neste momento por Bins. "Recomendo revisão para possível penal", afirmou, em mensagem padrão. Abatti, então, vai à televisão, revê o lance e marca o pênalti.




"Ele ocupa o espaço, mas de forma imprudente, não acerta a bola. (Lance) Promissor, com disputa, sem cartão. Tiro penal, sem cartão, ok?", questionou Abatti, corrigido em seguida por Bins. "Analisa a tática", respondeu o árbitro do vídeo, o que faz o árbitro mudar de ideia. "Ok, possibilidade de bola (inaudível) com disputa, amarelo. Ok. Fechou? Pênalti, ok. Cartão amarelo pela disputa, ok? Número três. Ok, Bins? Estou indo", avisou Abatti. Bins confirma: "Perfeito, perfeito".

No fim, Abatti marcou o pênalti e mostrou o cartão amarelo para Junior Alonso. O experiente lateral-esquerdo Fábio Santos, que já defendeu o Galo, converteu a cobrança, marcou o segundo gol dele no jogo e decretou a vitória de virada do Corinthians.