Ex-Atlético, Bruno Tabata é anunciado pelo Palmeiras (Foto: Reprodução Twitter)

O Palmeiras anunciou na noite desta segunda-feira (8/8) a contratação do meia-atacante Bruno Tabata. Por ser formado nas categorias de base do Atlético, a equipe mineira tem direito a 1,8% de qualquer transação do jogador. Sendo assim, o Galo receberá cerca de R$ 468 mil.





Rival do Atlético na Libertadores, o Palmeiras desembolsou cerca de 5 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões) para contratar o meia que estava no Sporting-POR, segundo informações do UOL. A porcentagem a que o Galo tem direito é conhecida como mecanismo de solidariedade, método criado pela FIFA para valorizar os clubes formadores mesmo em transações futuras.

Bruno Tabata construiu quase toda a sua trajetória de categoria de base no Atlético, mas deixou o clube sem sequer atuar pela equipe profissional, em 2016, para defender as cores do Portimonense, de Portugal.
 
O entrave entre Galo e Tabata ocorreu por conta de uma renovação contratual. O atleta tinha vínculo com o Atlético, mas recebeu propostas da Europa e entrou na Justiça pedindo liberação.



 
Àquela altura, o clube mineiro obteve liminar favorável, impedindo a saída do jogador sem custos. O Galo pretendia concretizar uma renovação automática. Apesar disso, em janeiro de 2016, o meio-campista recebeu uma proposta salarial de 20 mil euros por mês do Portimonense.
 
O Atlético até tinha a opção de igualar a proposta para manter o jogador, mas não o fez. Dessa forma, Tabata conseguiu liberação na Justiça para viajar até Portugal.
 
Dugout