Fábio Gomes tem contrato com Atlético até 2025 (Foto: Pedro Souza / Atlético)


Emprestado ao Vasco até o fim da atual temporada, Fábio Gomes foi umas contratações do Atlético que não vingaram em 2022. O centroavante foi indicado após análises do Centro de Informações do Galo (CIGA), sistema interno do clube que monitora o desempenho de possíveis reforços. 




O ex-analista de desempenho do Atlético, Fred Fortes, explicou como foi realizado o processo e comentou sobre as possíveis causas para o insucesso de Fábio Gomes na Cidade do Galo. 

"Pode ser o lado psicológico, mas é difícil a gente cravar. É feita uma análise e um cruzamento de dados dentro das métricas, mas eu acho que ainda existe um espaço para o feeling. O número não é tudo. Os números estão ali para te auxiliar a filtrar dentro de um universo grande de jogadores. A gente filtra, chega aos números,  mas aí você não pode mais ver em um computador, Você tem que assistir o jogador em loco, dois, três, quatro jogos, e ver como o jogador perfoma em campo", declarou Fortes, em entrevista ao canal do Breno Galante, no YouTube. 

Fred  Fortes ressaltou que o modelo de jogo de um time deve ser levado em consideração para contratações.

"Seria certo levar como o time joga em consideração.  Não sei se eles levaram, porque eu não estava dentro da sala de decisão, mas o Rodrigo Caetano (diretor de futebol) é muito competente, um cara muito sério. Provavelmente, ele deve ter levado em consideração o modelo de jogo do Atlético para trazer um jogador que se encaixa no esquema. Mas, normalmente, precisa se fazer essa análise. A análise dessa parte tática é muito importante, do perfil do treinador, porque tem treinador que não gosta e não vai usar jogador de área", comentou. 




Fábio Gomes no Atlético


No início deste ano, Fábio Gomes foi contratado pelo Atlético ao Oeste (SP), após temporada de destaque no NY Red Bulls, dos Estados Unidos, onde atuou por empréstimo em 2021. Na equipe norte-americana, o atacante contribuiu com sete gols e seis assistências em 31 jogos. 
 
Com 1,92m de altura, Fábio Gomes chegou ao Atlético sob olhares curiosos da torcida, que esperava por características de um centroavante com poder de fogo e boa presença de área. O atleta, no entanto, teve poucas oportunidades para demonstrar seu estilo de jogo. Em agosto, ele se transferiu para o Vasco por empréstimo e atuou em apenas duas partidas, ainda sem marcar gol. 
 
Desde a chegada ao Galo, Fábio atuou em 16 jogos - cinco como titular - e três gols marcados. Foram 569 minutos em campo com a camisa alvinegra. O camisa 9 tem contrato com o clube até o fim de 2025. 



Dugout


Trabalho de Fred Fortes no CIGA


Em maio, Fred Fortes deixou o cargo de analista de desempenho do Atlético depois de quatro anos e meio de trabalho. Ele assumiU a função de head scout do grupo suíço United World, que comanda, entre outros clubes, o Sheffield United, da Inglaterra. O analista atua no monitoramento e na captação de talentos na América do Sul.