Abel Ferreira no comando do Palmeiras (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, fez uma chamada de vídeo com o produtor da Rede Globo em Belo Horizonte Pedro Spinelli para se desculpar por ter tomado o celular após o empate com o Atlético-MG, no Mineirão. O jornalista se pronunciou por sua rede social nesta segunda-feira (29).




"Passando para agradecer a todos que me enviaram mensagem desde o ocorrido de ontem com o técnico Abel Ferreira. Está tudo bem e vida que segue! Agradeço de coração!", escreveu Pedro Spinelli.

O jornalista registrava uma discussão entre o diretor de futebol Anderson Barros e o quarto árbitro na zona mista do estádio. Abel, então, toma o celular do jornalista enquanto ele gravava a imagem.

Na entrevista coletiva após o empate por 1 a 1 no Mineirão, Abel Ferreira havia falado publicamente sobre o episódio. Nesta segunda, o treinador decidiu ligar para o jornalista para se desculpar.




Abel pode ser punido pelo STJD


Abel Ferreira pode ser denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por causa do episódio no Mineirão. O treinador pode ser enquadrado no artigo 258 do CBJD (Código Brasileira de Justiça Desportiva), por "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código". A pena prevista é de um a seis jogos de suspensão.

Entretanto, caso seja denunciado e condenado, Abel pode ter a pena revertida em advertência e multa. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o atacante Calleri, do São Paulo. Após o jogador tricolor derrubar o celular de um torcedor do Palmeiras no Allianz Parque, ele foi julgado pelo TJD-SP e teve de pagar R$ 30 mil, além de gravar um vídeo para se desculpar com o palmeirense.