2

Destaques do Cruzeiro na Copinha vão se juntar ao time principal no Mineiro

Diretor executivo Pedro Martins afirmou que técnico Paulo Pezzolano já monitora nomes

21/01/2022 16:30 / atualizado em 21/01/2022 17:11
compartilhe
Cruzeiro terminou a Copa São Paulo entre os oito melhores
foto: Renato Felipazzi/Federação Paulista de Futebol

Cruzeiro terminou a Copa São Paulo entre os oito melhores


Os destaques do Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior vão se juntar ao time profissional no Campeonato Mineiro. O diretor executivo Pedro Martins afirmou que o técnico Paulo Pezzolano assistiu às partidas da equipe sub-20 na principal competição de base do país com o objetivo de preencher eventuais carências no elenco. A decisão será tomada em conjunto por integrantes do departamento de futebol da Raposa.

“O Paulo Pezzolano já vem olhando os jogadores, nossa equipe também vem olhando os jogadores. A ideia é que agora, com o retorno da equipe, a gente sente e avalie quais as carências da equipe principal e quais jogadores merecem a oportunidade de fazer a integração. Mas é importante ressaltar que esse processo será contínuo. Sempre teremos atletas do sub-20 no profissional. É assim que se formam atletas, através de processos, e não por escolhas individuais”.

Jogadores do Cruzeiro na temporada 2022



Alguns atletas se sobressaíram individualmente na Copinha, como o goleiro Denivys, responsável por grandes defesas, e os meio-campistas Ageu, com qualidade em finalizações de cabeça e de média distância, e Diego Miticov, eficiente na saída de bola e na troca de passes. Já o lateral-direito Geovane poderia subir em razão das poucas opções na posição: por ora, apenas Rômulo, uma vez que Gabriel Dias ainda não foi anunciado pela diretoria. Por fim, o zagueiro Paulo seria a quinta opção no setor, abaixo de Maicon, Sidnei, Mateus Silva e Eduardo Brock.

O Cruzeiro ainda precisa resolver um problema: a dívida de R$ 23 milhões que mantém o transfer ban na Fifa. O clube tem até terça-feira para resolver o imbróglio com Defensor, do Uruguai, e Mazatlán, do México, pelas contratações de Arrascaeta e Riascos, em 2015. Se não quitar o débito, ficará impossibilitado de registrar os reforços no BID da CBF e terá de recorrer a jovens da base para compor os relacionados para o duelo contra a URT, às 17h de quarta-feira, no Independência, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Vários garotos do sub-20 já atuaram no profissional. Em 2021, o zagueiro Weverton disputou 13 partidas - sete no Mineiro, três na Copa do Brasil e três na Série B. Paulo, seu colega de defesa, jogou seis vezes - duas na Série B 2020, três na Série B 2021 e uma na Copa do Brasil 2021. Os laterais Geovane e Kaiki também foram aproveitados no grupo, assim como o atacante Riquelmo e o centroavante Vitor Roque (com idade sub-17).

Apesar da derrota de virada para o São Paulo por 2 a 1 nas quartas de final, o Cruzeiro teve uma campanha geral satisfatória na Copinha 2022. Na fase de grupos, avançou em primeiro sem sofrer um gol sequer: superou Palmas (5 a 0), Retrô (2 a 0) e Itapirense (3 a 0). Nos mata-matas, passou por Bragantino (1 a 0), novamente Retrô (2 a 0) e Desportivo Brasil (4 a 1). O meia Victor Diniz, emprestado pelo Paysandu, foi o artilheiro da Raposa no torneio, com quatro gols.

Compartilhe