2

Kalil se reunirá com clubes para liberar público nos estádios de BH

Reunião com América, Atlético e Cruzeiro será na próxima terça-feira, dia 27 de julho, e definirá reabertura do Mineirão e do Independência para os torcedores

22/07/2021 16:52 / atualizado em 22/07/2021 17:11
compartilhe
Alexandre Kalil confirmou que reabrirá gradativamente os estádios de BH para o público
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Alexandre Kalil confirmou que reabrirá gradativamente os estádios de BH para o público

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), revelou nesta quinta-feira que fará uma reunião com os clubes da capital na próxima terça, dia 27, para discutir a reabertura gradativa dos estádios para torcedores mediante protocolos rígidos.

Na reunião estarão representantes de América e Atlético, que disputam a Série A, e Cruzeiro, atualmente na Série B.

"Teremos uma reunião na segunda (26) para tratar de novas flexibilizações e uma reunião na terça (27) com os clubes de futebol para ver a volta, tudo dentro de protocolo obviamente", disse o prefeito de BH à Rádio Super.

Presidente do Atlético entre 2008 e 2014, Kalil disse que a reabertura dos estádios com públicos reduzidos ainda representará pouco para as finanças dos clubes. De qualquer forma, ele garantiu que a PBH viabilizará a volta do torcedor ao Mineirão e ao Independência.

"Está se preparando um protocolo, né? Eu acho que temos que voltar aos poucos, com juízo. Até porque, quando se fala em 10%, 15%, 20%, 30% de público, eu já mexi com futebol, já fui presidente de clube, sei que isso aí não altera absolutamente nada para um clube de futebol. Mas acho que está na hora de começar a voltar aos poucos, voltar com juízo. (Futebol) Faz falta para muita gente, é uma diversão. Então, tudo vai ter hora de fazer. Terça-feira nós devemos nos reunir, pelo menos é isso que está programado, eu não sei se vai se concretizar, mas estamos com as portas abertas, com horário marcado, e nós vamos, dentro do protocolo, viabilizar a volta dos jogos em Belo Horizonte", acrescentou.

No momento, Belo Horizonte está com 62,7% dos leitos de UTI COVID-19 ocupados, no nível amarelo. Já a ocupação de leitos de enfermaria voltados para pacientes da doença está em 55,1%, também no nível amarelo. O número médio de transmissão por infectado (RT) está em 1,01. 

FMF e estado já divulgaram protocolo de reabertura dos estádios


Nesta quinta-feira, a Federação Mineira de Futebol e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais divulgaram um protocolo para a reabertura dos estádios no estado.

No documento, a FMF estabelece diretrizes para uma volta gradual dos torcedores, que não engloba competições amadoras, de categorias de base e femininas.

No ofício, a FMF estabelece algumas condicionantes para o retorno dos torcedores aos estádios de futebol em Minas Gerais, de acordo com as 'ondas' estabelecidas pelo programa 'Minas Consciente'. Entre elas:
 
  • Não será permitida a presença de menores de 18 anos e gestantes
  • Não será permitida a presença de público em cidades na 'Onda Vermelha'
  • Será necessária autorização expressa das Prefeituras das cidades
  • Medidas para reduzir contato entre pessoas
  • Não será permitida a venda de bebidas alcoólicas
  • Apenas cidades que estejam enquadradas nas ondas amarela e verde poderão ter seus estádios reabertos para a presença de público.

É imprescindível que haja autorização dos municípios para a realização de jogos com público. Além disso, os clubes mandantes devem solicitar, com dez dias de antecedência, a liberação da comercialização de ingressos e garantir o cumprimento de todas as medidas sanitárias.
 
Diante deste prazo, ainda não teremos jogos com torcedores neste fim de semana em Minas Gerais. No entanto, caso os times façam o pedido ainda hoje, há a possibilidade de que, no fim de semana seguinte, se concretize o retorno da torcisa aos estádios.
 
Mediante apresentação do pedido de público e das comprovações necessárias por parte dos clubes, a FMF promoverá visitas aos estádios que receberão os jogos. Caso atendam as condições exigidas, estará apta a venda de bilhetes para os jogos. No ato da comercialização, que deve ser feita até, no máximo, 24 horas antes de cada confronto, os clubes devem divulgar todas as orientações de prevenção da COVID-19 para os torcedores.
 
Para acessar o estádio, os cidadãos terão que cumprir exigências. São elas:
 
  • Submissão ao controle de temperatura corporal: em caso de temperatura superior a 37,5°C, o indivíduo será impedido de acessar a arquibancada
  • Apresentação do cartão de vacinação com imunização completa ao coronavírus (mínimo 15 dias após a aplicação da segunda dose, se for o caso) ou resultado de exame PCR ou laudo médico comprovando infecção pelo coronavírus (com, no mínimo, 15 dias e, no máximo, 90) 


Compartilhe