Games
None

CBLOL

Terceiro maior cenário de LOL no Brasil, Minas Gerais não conta com equipes na elite do game no país

Apesar de ter muitos jogadores e fãs, estado carece de times profissionais

postado em 07/09/2019 07:34 / atualizado em 07/09/2019 11:25

<i>(Foto: Divulgação/Riot Games)</i>


Enviado especial*
Rio de Janeiro

Minas Gerais é um dos estados com mais fãs de E-Sports. No entanto, o cenário competitivo profissional não é explorado no estado. Neste sábado, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) conhecerá o seu campeão. E, na temporada 2019, não tivemos equipes mineiras na disputa da elite ou da divisão de acesso.

Os motivos são diversos, mas o principal deles é a falta de apoio em equipes que tentam alcançar o profissionalismo. Por isso, os principais destaques formados no estado têm que jogar por outras equipes espalhadas no país. Na decisão deste sábado, entre INTZ e Flamengo, o mineiro Micael Rodrigues, o ‘micaO’, é uma das principais esperanças de título da INTZ. O jogador já foi campeão brasileiro três vezes e é um dos destaques do game no país.

Além de ‘micaO’, dois jogadores do estado foram titulares durante o segundo split do CBLOL: Francisco Duclou, da CNB, e Marcos Ferraz, o Krastymel, da Redemption W7M. Outros jogadores mineiros estão como reservas das equipes da elite.

O Superesportes conversou com Roberto Iervolino, gerente-geral da Riot Games no Brasil (produtora e organizadora do League of Legends). Ele ressaltou a paixão do fã mineiro pelo game e acredita que, em breve, um time profissional pode surgir no estado.

“Minas é um lugar especial para a gente. É uma das principais bases de jogadores, está no top 3 do Brasil no League of Legends. Você vê sempre o mineiro em foruns e comentários, estão sempre demonstrando muita paixão. Quando fizemos uma final no Mineirinho, ficamos muito felizes com o resultado que obtivemos. Assim como em outros estados, talvez possa ter um crescimento na cena profissonal, um time se originando dali. A base já está lá, a paixão de torcedores e jogadores”, disse.

E não é apenas no League of Legends que jogadores mineiros estão se destacando no E-Sports. Os irmãos Lucas e Henrique Teles, de Uberlândia, fazem sucesso no Counter Strike: Globas Offensive. O primeiro acabou de disputar o Major, principal torneio da modalidade, com a MIBR, tradicional equipe brasileira de CS GO. O seu irmão joga pela Luminosity, equipe dos Estados Unidos.

Times pelo Brasil

O cenário de League of Legends no Brasil é dominado por equipes paulistas. Entre as 14 que estão divididas entre primeira e segunda divisão, nove são de São Paulo. O restante está dividido entre Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Veja abaixo de onde é cada time do cenário profissional de LOL.

CBLOL (primeira divisão)
Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
Redemption W7M – Porto Alegre (RS)
Team One – São Paulo (SP)
Pain Gaming – São Paulo (SP)
Kabum! E-sports – Limeira (SP)
Uppercut E-Sports – Brasília (DF)
INTZ – São Paulo (SP)
CNB E-Sports – São Paulo (SP)

Circuito desafiante (segunda divisão)
Pro Gaming – São Paulo (SP)
Red Canids – São Paulo (SP) 
Vivo Keyd – São Paulo (SP)
Falkol – São Paulo (SP)
Liberty – Brusque (SC)
Rensga – Goiânia (GO)

* O repórter viajou a convite da Riot Games

Tags: League of Legends lol minas cblol