2

América se une aos coletivos Marias de Minas e Bharbixas e fará camisa contra LGBTfobia

Clube e grupos lançaram a campanha 'Vista esse Orgulho!' contra a LGBTfobia

28/06/2020 13:57 / atualizado em 28/06/2020 14:15
compartilhe
Criação da peça será feita por designers do Coletivo Marias de Minas e do time Bharbixas
foto: Arte / América

Criação da peça será feita por designers do Coletivo Marias de Minas e do time Bharbixas

América e a Sparta, marca própria do Coelho, se uniram ao Coletivo Marias de Minas e ao Bharbixas para encarar o preconceito e a luta contra a LGBTfobia com a campanha 'Vista esse Orgulho!'.

O América e os grupos vão criar uma camisa que propague a mensagem de inclusão e respeito à diversidade no futebol. Um item assinado pela Sparta e voltado para torcedores de todos os clubes. Afinal, quando o assunto é respeito, todos jogam no mesmo time.

A camisa será totalmente desenvolvida por designers do Marias de Minas e do Bharbixas, garantindo que a mensagem tenha representatividade e voz de pessoas LGBTQI+.

O desenvolvimento da camisa será divulgado ao longo das próximas semanas, nos canais oficiais do América. O produto será apresentado em julho, quando estará à venda para que os torcedores possam vestir o orgulho LGBTQI e reforçaram o combate à discriminação.

“Essa ação representa muito mais do que uma simples campanha de um time de futebol. Ela dá representatividade, voz e identidade para uma causa que, dentro do futebol, é silenciada e invisível. Quando temos ações como essa, tornamos o futebol mais democrático e plural. Para o Marias de Minas, estar junto do América nesta caminhada é histórico. Essa é uma causa que vai além das quatro linhas e envolve times diferentes. Mostramos para o futebol que existe rivalidade dentro de campo, mas quando falamos sobre respeito, todos jogamos juntos”, afirma Yuri Senna, representante do Coletivo Marias de Minas.

“De cânticos a gritos homofóbicos, os LGBTs sempre encontraram resistência no futebol, seja dentro ou fora de campo. O Bharbixas surgiu com essa proposta de tornar o futebol um espaço mais receptivo e agregador para os amantes do esporte, independente da sua orientação sexual e identidade de gênero. O esporte é refúgio, é revolucionário, é vida! E nós, do Bharbixas, nos sentimos muito honrados em poder dar mais este passo em conjunto com o Marias de Minas e um grande time do Brasil, como o América, no combate à LGBTfobia”, comenta Gustavo Mendes, Presidente do Bharbixas.

Erley Lemos, Diretor de marketing e negócios do América, reforça a importância do papel do Clube nesse tipo de ação e espera que a campanha possa contribuir para o fim da discriminação.

“Mais do que falar sobre a causa, entendemos que nosso papel como Clube é o de incorporá-la, de fazer parte dessa luta por um ambiente inclusivo, sadio e seguro no futebol. E foi isso o que evoluímos nos últimos três anos, passo a passo, até chegar nessa parceria. O América e a Sparta estão muito honrados com essa parceria e esperamos contribuir para mudanças positivas na realidade das pessoas LGBTQI dentro do futebol”, comenta o dirigente.

PRÓXIMOS PASSOS


O desenvolvimento da camisa poderá ser acompanhado pelos canais oficiais do América. Nos próximos dias, vamos apresentar a equipe de designers que vai dar vida ao projeto e, paralelamente, vamos abordar temas importantes sobre o combate à LGBTfobia no futebol.

Compartilhe