Matheus Cavichioli durante treino no CT Lanna Drumond
O goleiro Matheus Cavichioli, do América, passou por procedimento cardíaco nesta segunda-feira (17) no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. De acordo com o clube, a angioplastia, que desobstruiu uma artéria no coração do atleta, foi realizada com sucesso.
Devido ao fato de o jogador de 35 anos ter descoberto a enfermidade de forma precoce, houve teve tempo hábil para a correção. Cavichioli permanecerá sendo acompanhado pela equipe médica envolvida na intervenção cirúrgica e pela equipe de cardiologia do hospital nos próximos dias.
Como não há previsão para o retorno do camisa 1 aos gramados, a diretoria americana busca um goleiro experiente, especialmente porque neste ano, além de disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, o time também estará na Copa Libertadores.
O Coelho já tem negociações avançadas com o Jaílson, de 40 anos. Em dezembro de 2021, o goleiro, ex-Palmeiras, fechou com o Cruzeiro por intermédio do então diretor Alexandre Mattos, mas o acordo foi desfeito após a entrada de Ronaldo como acionista da Sociedade Anônima do Futebol.
O zagueiro argentino Germán Conti, de 27 anos, é o primeiro reforço do América para 2022. Ele chegou ao Coelho emprestado pelo Benfica-POR. - foto: Divulgação/AméricaO zagueiro Gabriel Gomes, de 22 anos, chega ao América emprestado pelo Inter de Minas. - foto: Divulgação/AméricaÉder, ex-zagueiro do Atlético-GO, é o segundo jogador a reforçar o América em 2022. O atleta de 26 anos assinou contrato válido até o fim de 2024. - foto: Divulgação/AméricaO zagueiro Iago Maidana, ex-Atlético, chega ao América após passagem pelo Gil Vicente, de Portugal. - foto: Divulgação/AméricaO lateral-direito Rául Cáceres, ex-Cruzeiro, assinou contrato com o América com vínculo até o fim de 2022. Aos 30 anos, o paraguaio vai disputar posição com Patric. - foto: Divulgação/AméricaLucas Kal pertencia ao São Paulo e estava emprestado ao América até o fim do Campeonato Mineiro. O Coelho, no entanto, comprou em definitivo 60% do passe do jogador - foto: Divulgação / AméricaO meia-atacante Colombiano Índio Ramírez chega ao América após defender o Bahia em 2021. Ele pertence ao Atlético Nacional-COL e está emprestado ao Coelho até o fim da temporada. - foto: Divulgação/AméricaO atacante Everaldo acertou com o América por empréstimo de uma temporada com passe fixado para compra. Jogador pertence ao Corinthians - foto: Divulgação / AméricaHenrique Almeida foi contratado pelo América após passagem pela Chapecoense. Aos 30 anos, o atacante é uma aposta da diretoria. - foto: Divulgação/América
Nesse sábado (15), Cavichioli falou sobre o problema cardíaco e pediu apoio aos outros goleiros que estão no grupo do América.
"Quero fazer um pedido a vocês: que vocês tenham com o Jori, o Airton e o Robson esse carinho que sempre tiveram comigo. Estou há quase dois anos com esses caras e falo com toda propriedade que vocês estão muito bem servidos e seguros na meta do nosso Coelho. Vamos fazer tudo direitinho aqui que logo estarei aí fora ajudando da maneira como estou aqui para ajudar", completou o goleiro.
Rivais do América, Atlético e Cruzeiro enviaram mensagens no Twitter em solidariedade a Cavichioli na semana da divulgação do problema cardíaco.
"O Atlético se solidariza com familiares e amigos do goleiro Matheus Cavichioli. A todos os Americanos, nosso apoio neste momento difícil. Cavichioli, a Massa está na torcida por sua recuperação. Força", publicou o clube alvinegro.
"Força, Matheus Cavichioli! Um momento difícil, mas que você tirará de letra. Desejamos uma excelente recuperação e que você volte aos gramados o mais breve possível!", manifestou-se a Raposa.
Sobre o jogador
Cavichioli chegou ao América por indicação do técnico Lisca, em agosto de 2020. Com defesas arrojadas e muita segurança, ele ajudou o Coelho a subir para a Primeira Divisão como vice-campeão da Série B do Brasileiro de 2020, com 73 pontos, e a alcançar a semifinal da Copa do Brasil superando adversários como Corinthians e Internacional.
Em 2021, o goleiro provou novamente o seu valor ao participar de 35 dos 38 jogos do time na elite do Brasileirão. Protegido por seu "paredão", o América enfrentou os oponentes de igual para igual na Série A e alcançou um histórico oitavo lugar, com 53 pontos, garantindo assim vaga na segunda fase preliminar da Copa Libertadores de 2022.
Vivendo a melhor fase da carreira, Cavichioli disputou 94 partidas pelo Coelho e renovou o contrato até dezembro de 2023.