Sport
None

SPORT

Com gols sofridos pelo 7º jogo seguido, defesa do Sport acende alerta na campanha do acesso

Leão tem pior defesa entre os times do G4 no segundo turno da Série B, com nove gols sofridos em oito jogos

postado em 09/10/2019 07:00 / atualizado em 09/10/2019 08:28

<i>(Foto: Leandro de Santana/Esp. DP Foto)</i>
O início do segundo turno da Série B consolidou o Sport no G4 da competição. Nos primeiros oito jogos do returno da competição, o Leão conquistou 16 pontos, se colocando assim na terceira posição no recorte. Porém, algo tem preocupado comissão técnica, jogadores e torcida rubro-negra: o desempenho defensivo da equipe. No empate por 1 a 1 com o CRB, no estádio Rei Pelé, os Rubro-negros chegaram a sétima partida consecutiva sofrendo gols, algo que é inédito na atual edição do certame. Nos sete jogos, o time pernambucano sofreu nove gols, números que o indicam como o pior setor defensivo entre os quatro primeiros. 

Na campanha geral, o Sport acumula 26 gols sofridos nos 28 jogos disputados na Série B. Sendo assim, os rubro-negros têm a 9ª melhor defesa do campeonato, com 12 gols sofridos a mais que o Bragantino, retaguarda menos vazada com 14 e 10 a menos que o São Bento, que tem a pior defesa do certame. 

Dentro do grupo dos quatro mais bem classificados, o Leão é o dono da segunda pior defesa, uma vez que o CRB, quarto colocado, sofreu 29 gols. Porém, o que chama atenção é a quantidade de gols sofrida no returno. O Sport iniciou a segunda parte do campeonato com o empate diante do Oeste em 0 a 0. Depois disso, o Rubro-negro sofreu gols em todas as partidas do segundo turno, sendo nove em apenas sete partidas. Este número também é algo inédito, pois os pernambucanos ainda não tinham emendado uma sequência com tantos jogos tendo sua defesa vazada. 

Este momento tem aberto a possibilidade para que se questione o desempenho da defesa leonina neste recorte do campeonato. Os principais alvos para críticas da torcida neste sentido são o goleiro Mailson e o zagueiro Rafael Thyere, que tiveram falhas decisivas em um dos gols tomados pela defesa do Leão, contra Figueirense e Vitória, respectivamente.

Outra vilã para a defesa leonina no returno tem sido a bola aérea. Dos nove gols sofridos, quatro tiveram como início os lançamentos para a área do Sport (Bragantino, América-MG (duas vezes) e Londrina). O Leão ainda tomou dois gols em falhas coletivas de marcação, quando atacantes apareceram livres para completar para a meta contra Vitória e CRB. O último dos nove gols aconteceu na partida contra o Operário-PR, quando o zagueiro Eder cometeu pênalti em jogador paranaense que invadia a área. 

O Sport terá uma chance de quebrar essa escrita na próxima sexta-feira, às 19h15, na Ilha do Retiro diante do São Bento. Atualmente, a equipe sorocabana ocupa 17ª posição com 27 pontos e detém a pior defesa do campeonato com 38 gols sofridos. O técnico do time paulista é um velho conhecido da torcida pernambucana. Trata-se de Milton Mendes, ex-treinador do Sport e que comandou o Santa Cruz na reta final da Série C, em 2019.

Gols sofridos pelo Sport no returno

Bola alçada na área - 4 (Londrina, Bragantino e América-MG)
Falha de Mailson - 1 (Figueirense)
Pênalti - 1 (Operário)
Falha de marcação - 2 (Vitória e CRB)
Falha de Rafael Thyere -  1 (Vitória)

Piores defesa da Série B no returno

1º Figueirense - 12 gols
2º Operário-PR e Vila Nova - 11 gols
3º Coritiba, Brasil de Pelotas e Londrina - 10 gols
4º Sport e São Bento - 9 gols

Defesas do G4 no returno

Bragantino - 5 gols
Sport - 9 gols
Atlético-GO - 4 gols
CRB - 8 gols