2

Sport: Em dia de punição, Ilha do Retiro recebe 18 mil mulheres e crianças

Cumprindo punição do STJD por invasão de torcida na Série B de 2022, contra o Vasco, o time de Pernambuco venceu o Botafogo-SP por 3 a 0

21/05/2023 11:25 / atualizado em 21/05/2023 11:31
compartilhe
O Sport venceu o Botafogo-SP por 3 a 0, na Ilha do Retiro
foto: Divulgação / Twitter

O Sport venceu o Botafogo-SP por 3 a 0, na Ilha do Retiro

No último sábado (20) a Ilha do Retiro viveu um dia um pouco diferente no futebol. O público de 18.233 presentes, composto exclusivamente por mulheres, crianças e pessoas com deficiência (PCDs), viu o Sport vencer o Botafogo-SP por 3 a 0, pela Série B. O time de Recifo foi punido por conta da invasão de campo em jogo contra o Vasco, na série B de 2022.
 
 
A entrada foi gratuita e os ingressos precisaram ser reservados através do site oficial do clube. Apenas mulheres, crianças e PCDs puderam fazer a reserva e a retirada. No primeiro lote, foram disponibilizados 12 mil ingressos, que precisou ser ampliado devido à alta procura.

A medida faz parte da punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após a torcida do time invadir o campo durante o empate com o Vasco, em 1 a 1, na Série B de 2022. O time de Recife foi punido com três jogos com portões fechados, além de outros três com a presença exclusiva de mulheres, crianças e PCDs. O Sport já havia jogado três partidas sem a presença de público.
 
 
O técnico Enderson Morereira chegou a reclamar da punião de jogar com os portões fechados, no inicio deste mês, na vitória contra o Guarani, por 2 a 0, na Ilha do Retiro. Para o técnico, a punição de portões fechados deveria ter sido feita às pessoas que invadiram o estádio na ocasião, e não ao clube como um todo.  

— Se tem uma punição forte em cima da pessoa seria muito mais educativo do que privar outras pessoas que não tiveram nenhum tipo de envolvimento e o próprio clube — afirmou. 

Entenda a punição


A punição diz respeito à invasão de campo no jogo contra o Vasco, pela série B de 2022. O lance aconteceu aos 49 do segundo tempo, quando o Sport vencia por 1 a 0, até que Raniel converteu a cobrança de pênalti e empatou para o Vasco. Durante a comemoração, o jogador do time carioca correu em direção à torcida do Sport, que arremessou objetos no gramado e invadiu o campo.

A confusão foi tanta que o árbitro precisou encerrar a partida antes do tempo, enquanto os jogadores de Sport e Vasco corriam para o vestiário. Os seguranças da Ilha do Retiro, que monitoram os alambrados, foram agredidos pelos vândalos.

Inicialmente, o time de Pernambuco foi punido com a perda do ponto conquistado no jogo. Com isso, o Vasco foi declarado vencedor por WO. Além disso, foi definido que o Sport deveria jogar oito partidas com portões fechados, além de pagar uma multa de R$ 180 mil. 

Em janeiro deste ano, o STJD reverteu a punição e devolveu o ponto ao Sport. Com a decisão, os pernambucanos terminaram a Série B oficialmente na 7ª colocação, e Vasco na 4ª, sendo ultrapassado pelo Bahia.

Em relação aos portões fechados, foram reduzidos de oito para seis, sendo três obrigatórios para o cumprimento de ação social, além da redução da multa financeira para R$ 150 mil. Os três primeiros jogos de portões fechados já foram cumpridos pelo Sport.

Compartilhe