Sport
None

SPORT

Em goleada, Sport domina Afogados, faz melhor jogo no ano e se reencontra com vitórias

Leão teve controle do jogo e venceu partida por 4 a 0, com gols de Hernane, duas vezes de pênalti, Marquinhos e Yan

postado em 29/02/2020 17:44 / atualizado em 29/02/2020 17:56

(Foto: Anderson Stevens/Sport Recife)
Depois de 32 dias, o Sport saiu de campo com uma vitória. Foram cinco empates e três derrotas entre o triunfo por 1 a 0 sobre o Central e o jogo deste sábado, quando, na Ilha do Retiro, o Leão venceu o Afogados por 4 a 0, com gols de Hernane Brocador, duas vezes de pênalti, Marquinhos e Yan. O jogo, válido pela sétima rodada do Pernambucano, foi dominado pelo Sport, que ultrapassou a Coruja e assumiu, provisoriamente, a quinta colocação do Estadual.

Na melhor atuação do ano, o Sport apresentou uma grande intensidade desde o primeiro lance. Sabendo levar perigo ao gol do Afogados sem se expor defensivamente, o Leão conseguiu, pela primeira vez no ano, uma vitória por mais de um gol. Agora, o Sport volta a campo já na próxima quarta-feira, às 21h30, contra o Petrolina, no Paulo Coelho. O Afogados, no domingo, visita o Central no Lacerdão, às 16h, em um jogo que pode ser fundamental pela briga para a classificação à segunda fase e à Série D de 2021.

O JOGO

O Sport começou o jogo pressionando no ataque. Marcando desde a saída de bola do Afogados, o Leão chegou aos cinco minutos de jogo já tendo perdido algumas oportunidades, nas más finalizações de Rithely e Hernane. A intensidade, porém, não demorou a cobrar, com o atacante Leandro Barcia sentindo a parte posterior da coxa e sendo substituído por Yan ainda aos cinco minutos de partida.

Sem deixar o Afogados jogar, o Sport apostava na velocidade e na ligação direta. Em um lance assim, aos 10 minutos, Hernane recebeu a bola nas costas da zaga sertaneja e foi derrubado por Wallef na área. Pênalti para o Sport. O próprio Hernane cobrou no meio do gol para tirar o zero do placar. A Coruja, porém, reclamou de uma falta não marcada de Sander em cima de Diego Ceará na origem da jogada.

Com o placar a seu favor, o Sport diminuiu um pouco o ritmo de jogo e viu o Afogados começar a se arriscar no campo de ataque. No primeiro avanço de perigo da Coruja, Raul Prata derrubou Candinho próximo à área, que cobrou a falta, forçando a primeira defesa de Luan Polli na partida. Aos 23, porém, o Sport se aproveitou de mais uma jogada rápida para alçar a bola na ponta esquerda, com Sander, que cruzou para Hernane desviar e Marquinhos, na entrada da área, bater sem força, mas no canto do Wallef e ampliar a vantagem rubro-negra.

A vantagem maior voltou a diminuir o ritmo do Sport, ainda assim, o time seguiu com marcação alta, dificultando o jogo do Afogados, que pouco chegava ao sistema defensivo leonino, pouco exigido ao longo da primeira etapa. As principais chances sertanejas saiam da bola parada, em faltas ou cobranças de escanteio esparsas. O Sport ainda teve duas grandes chegadas depois dos 40, mas, apesar da liberdade, Rithely errou o passe na primeira e Marquinhos escorregou, cara a cara com Wallef, na segunda.

SEGUNDO TEMPO

O Afogados voltou a campo buscando maior intensidade e marcação mais alta para tentar reverter a derrota que se encaminhava. O Sport, porém, taticamente organizado, conseguia encontrar espaços nas linhas defensivas da Coruja e seguia com o domínio ofensivo do jogo. Após uma cobrança de escanteio da esquerda, aos 16, o lateral Thalyson, do Afogados, acertou a mão na bola e o árbitro marcou mais um pênalti para o Sport.

O que seria um lance sem contestação, porém, se tornou polêmico quando o juiz deu o segundo cartão amarelo para o jogador errado. A correção veio pouco depois, com o vermelho sendo retirado e a advertência sendo transferida para Thalyson. Na cobrança, Hernane bateu para um lado, Wallef caiu no outro. 

Se a vantagem leonina já era grande, ficou ainda maior nove minutos depois, quando Willian Farias lançou Marquinhos na esquerda, que avançou e cruzou  na entrada da área para Yan bater de primeira no cantinho e ampliar o placar na Ilha do Retiro.

Com quatro gols de vantagem, Daniel Paulista se permitiu experimentar. Primeiro, o jovem lateral Ewerthon atuou pela primeira vez com o time dito principal, entrando no lugar de Yan. Depois, o volante João Igor substituiu o atacante Marquinhos. Apesar da margem tranquila no placar, o Sport não passou para um jogo defensivo. No final, com Lucas Mugni deslocado na esquerda, o redimento leonino caiu e, pela primeira vez no jogo, a intensidade sumiu, ainda que o Sport tenha tido chances.

FICHA DO JOGO

Sport 4
Luan Polli; Raul Prata, Cleberson, Adryelson e Sander; Willian Farias, Rithely e Lucas Mugni; Marquinhos (João Igor), Leandro Barcia (Yan, depois Ewerthon) e Hernane Brocador. Técnico: Daniel Paulista

Afogados 0
Wallef; Jader, Márcio, Heverton Luís e Thalyson; Willian Gaúcho, Diego Telles, Matheus Sacramento (Erivelton) e Candinho (Nem); Phillip (Rodrigo) e Diego Ceará. Técnico: Pedro Manta

Local: Ilha do Retiro, em Recife
Árbitro: Anderson Marques
Assistentes: Ricardo Chianca e Dhiego Cavalcanti
Gols: Hernane Brocador (2x), Marquinhos e Yan (SPO)
Cartões Amarelos: Raul Prata, Hernane, Adryelson e Cleberson (SPO), Wallef, Márcio, Jader, Erivelton, Thalyson e Willian Gaúcho (AFO)
Público: 4.587 torcedores 
Renda: R$ 50.875,00