Basquete
None

NBA

Em final da NBA, Miami Heat e Los Angeles Lakers decidem quem será "campeão da bolha"

A partir do dia 30, campeões das conferências Leste e Oeste se enfrentam em série melhor de sete jogos para definir quem vence temporada 2020

postado em 30/09/2020 09:30 / atualizado em 29/09/2020 22:32

(Foto: Divulgação/NBA)
A bolha da Disney entrou em contagem regressiva para acabar. Caso de sucesso na prevenção ao coronavírus, com zero casos desde o retorno das atividades, no complexo de Orlando, a temporada 2019-2020 da NBA teve sua final definida no último domingo, quando o Miami Heat venceu o Boston Celtics no sexto jogo da decisão da Conferência Leste. Já o Lakers classificou-se no sábado ao vencer o Denver Nuggets no jogo cinco da final do Oeste. 

Assim, em até sete jogos a serem disputados entre os dias 30 de setembro e 13 de outubro, Heat (campeão da Conferência Leste) e Lakers (campeão da Conferência Oeste) disputarão o troféu Larry O’Brien para eternizar-se como o vencedor de uma das temporadas mais atípicas da maior liga de basquete do planeta. 

Segundo maior vencedor da liga, com 16 títulos em sua história, o Lakers liderou a sua  conferência na temporada regular e avançou de maneira tranquila em sua sequência nos Playoffs. Batendo Orlando Magic (4-1), Houston Rockets (4-1) e Denver Nuggets (4-1), o time da Califórnia voltou a finalíssima da NBA após 10 anos, na temporada em que faleceu Kobe Bryant, um de seus maiores ídolos. 

Sob a batuta de LeBron James e com o brilho de Anthony Davis, o time roxo e dourado chegou a sua 32ª final - recorde absoluto da liga - após dez anos de jejum. A última decisão foi em 2010, quando enfrentou o arquirrival Boston Celtics em sete jogos, quando os californianos eram comandados por Derek Fisher, Kobe Bryant, Ron Artest e Pau Gasol.

Com um núcleo bastante jovem e fora dos candidatos apontados como prováveis campeões - também conhecidos como Contenders -, o Miami Heat voltou às finais da NBA após garantir apenas a quinta vaga do lado leste da liga. Assim, depois de seis anos contra o atual time de um de seus maiores ídolos, o ala LeBron James, que foi bicampeão da liga pelo time da Flórida ao lado de Dwayne Wade e Chris Bosh.  

Liderados por Jimmy Butler e com excelentes jogos do pivô Bam Adebayo e do armador Tyler Herro, a equipe de Miami bateu o Indiana Pacers (4-0), Milwaukee Bucks (4-1), do MVP das última duas temporadas, Giannis Antetokounmpo, e por fim, a batalha contra o Boston Celtics, vencida por 4 a 2. 

Destaques

Los Angeles Lakers (1º Oeste)

LeBron James
(Foto: Divulgação/Twitter/Los Angeles Lakers)
Falar que LeBron James é um dos melhores jogadores da atual NBA é chover no molhado. A expectativa gerada em cima do camisa 23 dos Lakers é sobre a sua capacidade de fazer história na maior liga de basquete do planeta. Aos 35 anos e jogando sua 17ª temporada como profissional, Bron chegou a sua 10ª final, número maior que 27 das 30 franquias do campeonato norte-americano. Com uma média que beira o triplo-duplo (dois dígitos na três principais estatísticas), o experiente jogador demonstra grande vitalidade com média de 35 dos 48 minutos em quadra nesta pós-temporada. 

Anthony Davis
Muito consistente ao longo da carreira, em 2020, finalmente chegou a oportunidade do ala-pivô Anthony Davis disputar a sua primeira final da NBA. Se em toda a sua carreira pelo frágil New Orleans Pelicans, o Brow, como é conhecido pelos jogadores da liga, havia jogado apenas 13 jogos nos Playoffs, após se juntar a LeBron - por pedido do próprio camisa 23 -, ele mais que dobrou seu retrospecto ao chegar às finais disputando 15 jogos e liderando o Lakers em média de pontos, com 28,8 pontos por jogo.  
(Foto: Divulgação/Twitter/Los Angeles Lakers)

Time-base: Kentavious Caldwell-Pope (AR), Danny Green (AA), LeBron James (AL), Anthony Davis (AP) e Dwight Howard (P).

Reservas da rotação: Rajon Rondo (AR), Alex Caruso (AA), Kyle Kuzma (AL), Markieff Morris (AP) e Javale MCGee (P). 

Miami Heat (5º Leste)

Jimmy Butler
(Foto: Divulgação/NBA)
Considerado instável por muitos e um andarilho na liga desde que foi draftado pelo Chicago Bulls, em 2011, o talentoso ala Jimmy Butler parece ter encontrado sua casa sob o comando de Erik Spoelstra e liderando os jovens valores do Miami Heat. Cercado de desconfiança quando chegou na Flórida, em 2019, o jogador respondeu enfileirando boas atuações sendo o astro maior de uma constelação que tem como a maior qualidade o jogo coletivo e uma defesa muito sólida. 

Bam Adebayo
Candidato considerado por muito como favorito ao jogador que mais cresceu (Most Improved Player), prêmio que foi vencido por Brandom Ingram, do New Orleans Pelicans, o pivô Bam Adebayo tem sido a peça mais fundamental do Heat nos Playoffs. Líder do time em rebotes e assistências na pré-temporada, o jovem camisa 13 do time da Flórida vem sendo apontado como o melhor jogador do Heat na bolha, com direito a um toco antológico contra Jayson Tatum, em uma das partidas da final da conferência Leste.
(Foto: Divulgação/Twitter/Miami Heat)

Time-base: Goran Dragic (AR), Duncan Robinson (AA), Jimmy Butler (AL), Jae Crowder (AP) e Bam Adebayo (P)

Reservas da rotação: Kendrick Nunn (AR), Tyler Herro (AA), Andre Iguodala (AL) e Kelly Olynyk (AP). 

Retrospecto

Em 2020, devido a pandemia, que reduziu o número de jogos disputados, Heat e Lakers  se enfrentaram apenas duas vezes na temporada regular. O time de Los Angeles venceu as duas partidas com duas grandes exibições do dueto da California (Anthony Davis e LeBron James), que somou 51 e 61 pontos, respectivamente. 
 
Jogo 1: 09/11, na Califórnia - Los Angeles Lakers 95 x 80 Miami Heat
Jogo 2: 13/12, em Miami - Miami Heat 110 x 113 Los Angeles Lakers  

A decisão

Jogo 1: Quarta-feira, 30/9, Lakers x Heat, 22h
Jogo 2: Sexta-feira, 2/10, Lakers x Heat, 22h
Jogo 3: Domingo, 4/10, Heat x Lakers, 20h30
Jogo 4: Terça, 6/10, Heat x Lakers, 22h
Jogo 5*: Sexta, 9/10, Lakers x Heat, 22h
Jogo 6*: Domingo, 11/10, Heat x Lakers, 20h30
Jogo 7*: Terça, 13/10, Lakers x Heat, 22h

* Partidas que serão realizadas apenas em caso de necessidade