Basquete
None

BASQUETE

Chegadas e saídas: o que esperar do Universo/Brasília em 2019/2020

Com as saídas de Zach Graham e Windi Graterol, André Germano projeta mais espaço a Ronald e um time mais coletivo para próxima edição do NBB

postado em 20/09/2019 15:05 / atualizado em 20/09/2019 18:45

<i>(Foto: Divulgação NBB)</i>
A edição 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) tem data para começar para o Universo Brasília. O representante da capital do país estreia em 16 de outubro, contra o Botafogo e, dois dias depois, encara o Flamengo, no Ginásio da Asceb. A equipe treinada por André Germano não conseguiu manter dois jogadores importantes: o armador norte-americano Zach Graham, maior pontuador da equipe e o segundo jogador com a maior média de pontos da última temporada da Liga; e o pivô venezuelano Windi Graterol, líder em rebotes e com a segunda maior média de pontos do time no torneio.

Para reforçar o elenco, foram contratados o armador Gabriel Santos (ex-Vasco), os alas Gui Bento (ex-Corinthians) e o francês Luc Lombardy (ex-CB Conejero/ES) , além do ala/pivô José Carlos (ex-Mogi das Cruzes) e do pivô Bruno Fiorotto (Basquete Cearense). "O Gui Bento é um jogador atlético, que corre bem na quadra e muito bom na parte defensiva. O Bruno Fiorotto é mais experiente, que ajuda muito os mais novos, se comunica e fala muito durante os treinamentos sobre atitude e posicionamento. Um grupo com jogadores mais jovens, que estão buscando o espaço deles no NBB e o objetivo é desenvolver esses jogadores para terem qualidade e ocuparem o espaço”, comentou.

 

"O nosso objetivo é sempre estar entre os oito melhores para conseguir avançar aos playoffs, mas é bom lembrar que houve a adequação dentro do orçamento da equipe e tivemos uma perda de dois jogadores de nível internacional", pondera o técnico, na segunda temporada à frente do time de basquete da capital federal. 

 

Zach vai reforçar o Flamengo, o atual campeão do torneio, e Graterol vai para o Metros de Santiago , da República Dominicana. André Germano destaca que as saídas prejudicam o setor ofensivo da equipe: "Nós tínhamos muitas situações ofensivas buscando o Zach pelo potencial dele, pela forma ofensiva que ele jogava, com ótimo aproveitamento. A única forma que a gente tem de reduzir o prejuízo é dar um salto de qualidade coletivamente".

 

De acordo com Germano, a solução será buscar internamente jogadores para serem referências. "O Graterol tinha um entrosamento muito bom de pick and roll com o Nezinho, agora o Ronald ocupa essa função. A gente está buscando internamente situações para poder manter a nossa parte ofensiva com um bom aproveitamento”, analisou o técnico. André diz que a tendência será distribuir a pontuação entre os jogadores, ação que antes era concentrada nos atletas estrangeiros.

 

 

Torneio de interligas

 

O Universo Brasília participou do Torneio de Interligas, organizado pela Liga Nacional de Basquete e pela "La Liga Argentina". Na competição, o time do DF perdeu as três partidas disputadas contra Regatas Corrientes, Comunicaciones e o Pato Branco.

 

O técnico André Germano reconheceu que o desempenho preocupa: "Nosso aproveitamento foi muito abaixo do que esperávamos. A nossa parte defensiva e reações para as ações ofensivas dos adversários foram abaixo. Porém foi bom para conseguirmos detectar o que a gente precisa trazer para a nossa rotina de treinos para evoluir".

 

Confira o elenco completo:

 

Armadores: Nezinho , Rava , Gui Santos e Gabriel

 

Alas: Arthur , Pedro Mendonça , Luc Lombardy e Gui Bento

 

Ala/Pivô: José Carlos e Rafa Moreira

 

Pivô: Bruno Fiorotto, Marcelão e Ronald.

 

 


Veja os jogos do Universo/Brasília no 1º turno do NBB 2019/2020

 

Universo/Brasília x Botafogo - 16/10/2019 - ASCEB

Universo/Brasília x Flamengo - 18/10/ 2019 - ASCEB

Pato Basquete x Universo/Brasília - 28/10/2019 - Ginásio SESI

Rio Claro x Universo/Brasília - 30/10/2019 - Ginásio Felipe Karam

Paulistano x Universo/Brasília - 07 /11/ 2019 - Ginásio Antônio Prado

São Paulo x Universo/Brasília - 09/11/ 2019 - Ginásio Morumbi

Universo/Brasília x Bauru - 18/11/2019 - ASCEB

Universo/Brasília x Sesi Franca- 21/11/2019 - ASCEB

São José x Universo/Brasília - 30/11/2019 - Ginásio Lineu de Moura

Mogi das Cruzes x Universo/Brasília - 02/12/2019 - Ginásio Hugo Ramos

Basquete Cearense x Universo/Brasília - 07/12/2019 - Centro de Formação Olímpica

Unifacisa x Universo/Brasília - 09/12/2019 - Arena Unifacisa

Universo/Brasília x Corinthians - 19/12/2019 - ASCEB

Universo/Brasília x Pinheiros - 21/12/2019 - ASCEB

Minas Tênis Clube x Universo/Brasília - 29/12/2019 -Arena Minas Tênis Clube