2

Returno do NBB começa com G4 sólido e briga por últimas vagas aos playoffs

Segundo turno da fase classificatória do NBB começa nesta terça-feira, com oito times em quadra

24/01/2022 16:16
compartilhe
Franca, do armador Georginho de Paula, lidera o NBB com campanha perfeita
foto: Marcos Limonti/Franca

Franca, do armador Georginho de Paula, lidera o NBB com campanha perfeita

Começa nesta terça-feira, após a disputa da Copa Super 8 (torneio entre os oito melhores do primeiro turno da fase classificatória do NBB), o segundo turno da fase classificatória do NBB, principal campeonato de basquete do Brasil. Ao todo, serão quatro jogos no primeiro dia do returno, que marcam também a 13ª semana de disputa do torneio, iniciado em 23 de outubro de 2021.

As equipes se enfrentam até 16 de abril de 2022 para definir os 12 classificados para a fase eliminatória do NBB. Ao fim da fase classificatória, os quatro primeiros avançam direto às quartas de final, enquanto os times colocados entre quinto e 12º se enfrentam nas oitavas.

E o returno do NBB começa com um G4 estável. O líder é o Franca, com 100% de aproveitamento no torneio (16 vitórias em 16 partidas), seguido pelo atual campeão Flamengo (14V), o campeão do Super 8 Minas (16V) e São Paulo (15V).

Do quinto ao sétimo colocado, estão equipes "confortáveis" com a posição e que seguem almejando chegar ao G4. São elas: Bauru (10V), Unifacisa (9V) e Paulistano (8V). A partir de então, a briga é por pouco, com campanhas iguais em número de vitórias e derrotas e times que estão fora da zona de classificação aos mata-matas buscando uma vaga.

Caxias do Sul e Pinheiros têm sete triunfos, enquanto Pato, Mogi das Cruzes, Fortaleza Basquete Cearense e até Rio Claro, 13º colocado e primeiro fora da zona de classificação aos playoffs, têm seis vitórias em 16 partidas. Cerrado (5V), Corinthians (5V), União Corinthians (4V) e Brasília (3V) fecham a tabela de classificação do NBB.

A posição em que a equipe se classifica é importante pois, além de poder pular uma fase mata-mata - no caso dos times do G4 -, as equipes melhores colocadas decidem o decisivo jogo de uma série melhor de três ou cinco em casa.

Interrupções


Algumas interrupções acontecerão ao longo do returno, assim como ocorreu no primeiro. Janelas das Eliminatórias da FIBA para a Copa do Mundo e jogos da Champions League Américas, que conta com Flamengo, Franca, São Paulo e Minas na disputa, continuarão promovendo algumas pausas.

Além disso, o segundo turno terá o Flamengo viajando ao Egito para a disputa do Mundial de Clubes da FIBA e o tradicional fim de semana das estrelas do NBB - com disputa de desafios de habilidades e enterradas e, no dia seguinte, o jogo festivo entre os principais atletas do campeonato. Ainda não há data ou local definido, mas este evento costuma acontecer em março, próximo do início da reta final da fase classificatória.

Jogos do NBB nesta terça-feira:

19h30 - Rio Claro x Pinheiros

20h - Brasília x São Paulo

20h - Corinthians x Mogi das Cruzes

20h - Flamengo x Caxias do Sul

Compartilhe